Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quem é Maria Santíssima?

                                  

Esta simples pergunta pode ser respondida desta maneira: Maria é a Mãe de Jesus. O Evangelista São Lucas, ao narrar o célebre episódio da Anunciação do Senhor, afirma que o anjo Gabriel, ao falar de Jesus à Maria, disse o seguinte: "Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó: e o seu Reino não terá fim" (Lucas 1,32-33). E ainda: "..., o Filho santo que nascerá de ti será chamado Filho de Deus" (Lucas 1,35).
Pois bem, Jesus, o Filho de Maria é este: grande, Filho do Altíssimo, Rei para sempre, santo, Filho de Deus. E Maria é a sua Mãe! Desde toda a Eternidade foi escolhida por Deus para esta altíssima missão. Não podemos, portanto, considerá-la abaixo da dignidade na qual Deus a estabeleceu na História da Salvação. Como diz um canto religioso, Maria não é Deus, nem maior do que Deus, neste mundo ninguém foi maior!
Se considerássemos Maria como sendo igual a Deus, ou até maior do que Ele, quem nos "puxaria a orelha" delicadamente seria Ela mesma, que sempre se considerou a Serva do Senhor (cf. Lc 1,38). Mas, se a considerássems abaixo do eminente lugar que Deus lhe destinou ao seu Plano e na História da Salvação, quem nos "puxaria a orelha" seria o próprio Deus.
Maria é a Mãe de Jesus! Jesus é o Verbo de Deus Encarnado (cf. Jo 1,1-18). Jesus é a Luz do Mundo (cf. Jo 8,12). Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14,6). Se investigarmos as Sagradas Escrituras, poderemos constatar a imensa riqueza da identidade e da missão de Jesus. Pois bem, este Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nosso Senhor e Salvador, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, quuis vir ao mundo e nos salvar através de Maria. Escreve São Paulo: "Mas quando veio a plenitude  dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma Lei, afim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a sua adoção" (Gl 4,4-5). Esta mulher é Maria, intimamente unida a Jesus e à sua missão salvífica. Quão grande é esta mulher!
Maria é a Mãe de Jesus! E, qual o bom filho que não ama e não gosta que seja amada a sua mãe? Se amamos Maria estamos fazendo algo muito agradável a Jesus, pois Ele a ama mais do que ninguém.
Amemos a Jesus e amemos a sua santa Mãe, Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário