Início

Curta nossa Página no facebook

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

As Dores de Maria

                                                                  
                                              

2º Dor: A fuga para o Egito

Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito" (Mt 2,13-14). Herodes, furioso, decretou que em Belém e arredores fossem mortos todos os meninos de até dois anos. Houve choro e lamento de inúmeras mães que perderam seu filhos. Era a matança dos inocentes!
Mais tarde, quando Herodes morreu, o anjo, em nome de Deus, avisa a José: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino, (Mt 2,20). José, obediente à voz do Senhor, voltou e foi morar com o menino e sua mãe numa cidade da Galiléia, chamada Nazaré, longe da Judéia onde estavam os descendentes de Herodes. Por isso, conforme a profecia, Jesus foi chamado "Nazareno".

                                                                      Reflexão

Depois de ter superado a angústia de aceitar Maria, grávida de Jesus, José novamente é chamado para uma participação ativa no mistério do Filho de Deus. É chamado a protegê-lo contra a prepotência e ambição de um monarca que sentia seu poder ameaçado pelo anúncio da existência de outro rei. Diante de toda esta situação podemos imaginar o sofrimento de Maria, a mãe, que devia emigrar para um país estrangeiro, aventurar-se a um mundo desconhecido, de religião e costumes diferentes. A Sagrada Família é um exemplo vivo para muitas famílias que deixam a própria terra e vão para lugares desconhecidos, com o objetivo de dar melhores condições de vida para seus filhos. De um lado, é necesssário muita coragem e determinação, de outro lado, deve haver muito acolhimento e oportunidades para que possam viver como irmãos e filhos do mesmo Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário