Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 17 de setembro de 2011

Alegria, caminho de Deus



As virtudes são uma coroa de perólas na qual cada uma tem sua beleza e força. E, ligadas entre si pelo fio do amor, formam uma unidade. A alegria é uma virtude sempre urgente. Se toda virtude procede de Deus e é uma participação de sua natureza, podemos nos perguntar: 'Deus alegre?'. Lemos em Neemias: "Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força (Ne 8,10). O amor vivido no seio da Trindade Santa é eterna alegria.
As parábolas de Jesus relatam a alegria da salvação. Lembramos a parábola da ovelha pertida, do pai misericordioso e o filho pródigo, no acolhimento dos pecadores como Zaqueu. Os encontros com Jesus eram sempre de alegria. Essa alegria do povo nascia da alegria de Jesus em poder entregar às pessoas o Reino que recebera do Pai e agora tornava presente. Ele foi "ungido com óleo da alegria" (Sl 97,7). A salvação é fonte de alegria, como narra Isaías: "Portanto, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação" (Is 12,3).
A alegria do Pai é ver a alegria dos filhos. O que Jesus sempre pregou foi o amor uns aos outros. Ensina: "Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12). Este amor 
se constrói dentro de uma comunidade e é a alegria de viver, como lemos em Atos: "Dia após dia, unânimes, freqüentavam o Templo e partiram o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplecidade de coração" (At 2,46). Essa alegria é alimentada pelo Espírito Santo: "Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo" (At 13,52), pois o Rino de Deus... é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17). Jesus comunicou a alegria a seus discípulos e quer que seja uma dominante da comunidade nascente. Uma das experiências mais autênticas de Deus é o sentimento de profunda alegria que nos invade. Há uma razão: a presença de Deus em nós.
Retomando o texto de Neemias "não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força" (Ne 8,10), notamos que alegria nos coloca acima das dificuldades da vida.
Seremos úteis ao mundo se formos instrumentos da alegria de Deus. Ela aliviará a cruz que carregamos. Cultivar a tristeza, mesmo com razão, não edifica. Alegrai-vos sempre no Senhor! (Fl 4,4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário