Início

Curta nossa Página no facebook

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As Dores de Maria



6º Dor: Jesus tirado da cruz é colocado em seus braços

Sabendo Jesus que tudo estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura até o fim, disse: "Tenho sede!". Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida de vinagre e a levaram à sua boca. Ele tomou o vinagre e disse: "Está consumado". E, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19,28-30).
Maria recebe em seus braços o Filho, Cristo morto, inerte. As muitas imagens da Pietá retratam esta cena. Podemos imaginar a cena, mas os sentimentos e as dores que Maria sofreu são inimagináveis. A Mãe mais santa da terra contempla e tem em seu colo o corpo desfalecido de seu Filho, que também é Filho de Deus, ao qual ela concebeu e fez crescer a convite do Pai que lhe confiara uma altíssima missão. A dor de Maria é imensa, porém, sua fé e amor são ainda maiores.

                                                             Reflexão

Maria olha para o seu Filho e tira-lhe a coroa de espinhos, como para aliviar seus sofrimentos. Olha para seu coração aberto, traspassado pela lança do soldado. Nele ela vê todos os seus filhos pelo quais Jesus deu a vida. Ela sente compaixão de todos nós. Como Maria, saibamos abraçar as dores de nossos irmão, procurando aliviá-las, sem mágoas ou ressentimentos, pois muitas vezes nós coloboramos para o sofrimento de nosso próximo, por causa da nossa ambição e egoísmo. Como ela, tenhamos o coração cheio de piedade e compaixão pelas dores da humanidade, especialmente dos pobres, oprimidos e marginalizados em conseqüência de uma sociedade capitalista e corrupta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário