Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 3 de setembro de 2011

Das Coisas do Alto

                                       
"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus".

Nós, seres humanos, fomos criados pelo Eterno para o Eterno, mas, com o pecado, perdemo-nos em labirintos racionais, contingentes e, muitas vezes, perversos, pois negamos, com nossa razão a Deus, que escapa de nossas medidas; por isso, São Paulo nos alerta: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória". (Gl 3,1-4).
O Evangelho nos alerta para isso: Cristo fala conosco daquilo que conhece da parte do Pai e "aqueles que são de Deus", isto é, aqueles que se deixam conduzir pela vontade de Deus, que é Cristo, seguramente ouvem sua voz e põe-se a caminho rumo ao infinito de sua glória. Certamente não podemos medir a Deus e nem o seu poder, todavia, se quisermos a vida eterna, temos que permanecer na videira e dão frutos; e o nosso fruto nele, com certeza, é a vida em abundância, "eu vim para que tenham vida e a tenham em plenitude".
E agora eu pergunto: quem nesta vida nunca sofreu nenhuma tentação? Seja ela de ordem material, espiritual, moral, psíquica ou de que ordem for. Ora, se somos tentados é porque estamos agindo, de uma certa forma, segundo a vontade de Deus. Por isso continuo afirmando com São Paulo: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Cristo" ou ainda com São Tiago: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: 'É Deus quem me tenta'. Deus é inacessível (impenetrável) ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência (devassidão), que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte". (Tg 1, 12-14). Ora, não existe a morte para Deus nem para aqueles que nele estão, apesar da fraqueza humana; isso porque, nossa fé não se baseia na fraqueza humana, mas em Cristo, autor e consumador dessa mesma fé. Por isso, irmãos e irmãs, alimentemo-nos com o Corpo e o Sangue do Senhor que nos torna filhos e filhas de Deus, vencedores de todo pecado e de todo o mal. Assim, nele, por ele e para ele chegaremos à felicidade dos justos, à glória dos eleitos que nos esperam.
Viver das coisas do alto é viver o que Cristo diz no Evangelho de São Mateus: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo". (

Nenhum comentário:

Postar um comentário