Início

Curta nossa Página no facebook

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Deus do AMOR e da VIDA



Deus Se deu e Se dá a conhecer como origem primeira e última de toda a criação, de todas as criaturas, vida humana, amor, família, comunidade, Igreja, como da própria humanidade.
Ensina, tanto a Bíblia, como Magistério da Igreja, que tudo o que existe, não existe por si, não vive nem sobrevive sem Ele. E, com Sua Providência, vela sobre toda ordem criada. D'Ele depende a existência de tudo, particularmente a nossa vida humana. Claro, o mal é a única realidade que não tem origem em Deus, mas no maligno, e pode brotar do coração humano que se afastou e se afasta dos caminhos divinos.
Deus tem um só projeto quanto ao destino de toda criação e de todas as Suas criaturas: que existam e contribuam para o bem de todos e para Sua glória. Acima de tudo, Deus é a fonte permanente da salvação para toda humanidade através da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Seu Filho amado, Jesus.
O cristianismo tem sua origem e sua razão maior no Amor do Deus Família eterna. Ser e viver como cristão não é tanto pertencer a uma grande religião com sua rica mensagem e doutrina, mas, acima de tudo, é partilhar de uma vida. Trata-se de viver e de assumir um compromisso de vida que nasce do encontro pessoal e comunitário com o Deus da vida através do acolhimeto e do seguimento de uma Pessoa: de Jesus de Nazaré, o Filho do Deus vivo, o Messias prometido, nosso único Salvador e Redentor.
O seguimento de Jesus, por sua vez, nos faz reconhecer que os bens da criação, antes de serem bens pessoais, são um bem de toda humanidade. Como seres humanos e, acima de tudo, como cristãos, devemos igualmente reconhecer que somos todos filhos e filhas do mesmo Deus Pai. Pertencemos a grande família de Deus, como à família da raça humana. Particularmente como cristãos, não podemos aceitar a exclusão de ninguém. Somos chamados ao compromisso de defesa da vida e da dignidade de todos.
Mas, como reconhecer que Deus é Família de amor e de vida eterna? Temos dois caminhos diferentes. O caminho do conhecimento natural através da ordem da criação e o caminho da revelação divina que nos é apresentado pela Bíblia, particurlamente por Jesus, como pelos ensinamentos da Igreja.
"A Igreja defende a família como o berço da vida, a escola da vida e dos valores, a Igreja doméstica"
No dizer dos  místicos e dos teólogos, a criação toda na diversidade de suas criaturas nos revela o primeiro rosto do Deus Família, comunidade de amor eterno. Na verdade, sendo Deus, se tudo o que existe tem sua origem primeira em Deus, tudo deve trazer os traços de Sua presença.
Sabemos pela revelação bíblica, particularmente por Cristo, como através dos ensinamentos da Igreja, que o Deus dos cristãos é Família, Comunidade eterna de vida e de Amor na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso mesmo, questionar a família é não entender o princípio e a lei que comanda toda a estrutura do cosmos e das criaturas e também o princípio de relação que comanda a harmonia de toda criação e das criaturas.
A Igreja, que nasceu do Coração amoroso de Deus Pai em Cristo, por obra do Espírito Santo, defende a família como "o berço da vida", "a escola da vida e dos valores", "a Igreja doméstica". Passa por ela o futuro da vida, da Igreja e da própria humanidade.
Em seus recentes estudos através dos tempos e das civilizações humanas, a ciência da antropologia reconhece que sempre que se rompeu a solidez da estrutura afetiva da família e da sociedade, sempre que os valores essenciais foram esquecidos, quando as pessoas perderam a referência do sentido da vida e o amor se empobreceu, o ser humano se debilitou, a família perdeu sua consistência, as sociedades se desencontraram e os povos como as próprias civilizações desapareceram.
Isso significa que por em crise a família, destruir a relação estável e sadia do casal, quebrar as relações afetivas entre pais e filhos e a boa convivência de grupos afeta profundamente a vida em tods os sentidos.
Sermos e vivermos como imagens d'Ele é vivermos em família e na família. É sermos comunhão, perdão, partilha, relacionamento, amor, fraternidade, solidariedade, compromisso de amor e de justiça com todos, partcularmente compromisso de amor com os necessitados no corpo e no espírito em nosso meio e pelo mundo.
Para nós que acreditamos na existência de um só Deus, na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Deus é o Pai de todos, o Criador de tudo e de todas as coisas, a fonte de todo Amor e de toda vida, a razão maior da existência humana.
Como discípulos e missionários de Cristo, filhos e filhas do mesmo Deus Pai, temos o compromisso do viver em família.
A comunhão no amor e na solidariedade com todos será o rosto mais belo de sermos Igreja de Cristo nos tempos em que vivemos. Na amor a Cristo e aos irmão, somos chamados a transformar nossas famílias em verdadeiras "igrejas domésticas", "escolas vivas do amor e da vida" à imagem e semelhanças do Deus Família eterna: Trindade Santa de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário