Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

13 de Dezembro: Dia de Santa Luzia

                               

Santa Luzia nasceu em Siracusa, Itália, em 280 d.C.. Seu pai, Lúcio, morreu quando ela ainda era pequena. Sua mãe, Eutíquia, a educou falando do martírio dos cristãos. Por isso ela quis se consagrar a Jesus, com um voto perpétuo de virgindade.
Sua mãe sofria com uma hemorragia incurável. Luzia sugeriu uma peregrinação ao túmulo de Santa Ágeda. No dia da festa da santa, 5 de fevereiro, participaram da Santa Missa. O Evangelho foi o da mulher que sofria de hemorragia e ficou curada ao tocar o manto de Jesus. Luzia disse para a mãe tocar o túmulo de Santa Ágeda, convencida de sua poderosa intercessão. A santa apareceu a Luzia e disse: "Luzia, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para tua mãe? Ela já foi curada pela tua fé". Imediatamente sua mãe se sentiu curada e renovada. Neste momento Luzia revela à mãe o desejo de se consagrar a Jesus e de doar o rico dote nupcial aos pobres.
O jovem que se casaria com ela passa a odiá-la e a denuncia por ser cristã. Nessa época os cristãos eram perseguidos pelos romanos. Luzia foi presa. A tradição diz que nem dez homens conseguiram levantá-la do chão. Foi condenada a morrer ali mesmo. Jogaram azeite fervendo sobre ela, mas ela continuava viva. A tradição diz que arrancaram seus olhos. Por isso ela é considerada a protetora dos olhos. Santa Luzia foi decapitada no dia 13 de Dezembro de 304. Foi canonizada pelo Papa Gregório (590-604 d.C.).

Oração à Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei a este meu pedido (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó minha querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, nosso irmão e amigo, na unidade do Espírito Santo. Amém!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário