sábado, 28 de janeiro de 2012
Devoção pela Virgem Maria, fonte de inesgotável esperança!
Na piedade popular encontram-se muitas expressões de fé ligadas às grandes celebrações do ano litúrgico, em que a população simples da América Latina reafirma o amor que sente por Jesus Cristo, no qual encontra a manifestação da proximidade de Deus, da sua compaixão e misericórdia. São numerosos os santuários dedicados à contemplação dos mistérios da infância, Paixão, Morte, e Ressureição do Senhor, e a Ele se dirigem multidões de pessoas para colocar nas suas mãos divinas os seus sofrimentos e alegrias, pedindo ao mesmo tempo abundantes graças e implorando o perdão dos seus pecados.
Intimamente unida a Jesus está também a devoção dos povos da América Latina e do Caribe pela Santíssima Virgem Maria. Ela, desde os alvores da evangelização, acompanha os filhos deste continente e é para eles fonte de inesgotável esperança. Por isso, recorre-se a Maria como Mãe do Salvador, para sentir constantemente a sua proteção amorosa, sob muitas devoções. Da mesma forma, os santos são considerados como estrelas luminosas que constelam o coraçao de numerosos fiéis daqueles países, edificando-os com o seu exemplo e protegendo-os com a sua intercessão.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
A Alma que deu frutos na plenitude
Quem ouviu e compreendeu por inteiro essa parábola senão Maria Santíssima, a qual certamente dela tomaria conhecimento com insuperável enlevo e amor? Ao falar em "terra boa" e em semente que produziu ccem por um, muito compreensível seria estar Jesus pensando em sua Imaculada Mãe, a terra fertilíssima por excelência para fazer desabrochar a semente divina na plenitude.
Toda a vida da Santíssima Virgem foi um contínuo sim à vontade de Deus. Quando Ele A inspirou a fazer voto de virgindade, Ela aquiesceu com todo entusiasmo. Ao Lhe ser anunciada a Encarnação do Verbo, sua resposta foi: "Faça-se em Mim segundo a vossa palavra" (Lc 1,38), e a Palavra Se fez carne nessa terra imaculada. Ao ouvir dos pastores o que os anjos lhes haviam comunicado, Ela guardou e conferiu em seu coração todas essas palavras (cf. LC 2,51). E o mesmo fez durante toda a vida com tudo quanto os adoráveis lábios de seu Divino Filho.
Enfim, o Coração Imaculado de Maria Santíssima é um Evangelho vivo, cujas maravilhas ainda estão para ser conhecidas!
Roguemos a Ela, protetora por excelência de todos quantos querem ouvir e pôr em prática a palavra de Deus, a graça de não deixarmos nenuma semente que tenhamos recebido, sem produzir todos os frutos esperados pelo Criador.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Somos responsáveis por nossos irmãos
Quando Caim matou seu irmão Abel, Deus lhe perguntou: "Onde está teu irmão Abel?". Caim respondeu atrevidamente: "Não sei. Acaso sou o guarda de meu irmão?" (GN 4,9). Ao que Deus afirmou: "Ouço da terra a voz do sangue de teu irmão, clamando por vingança" (Gn 4,10).
Essa responsabilidade pelo irmão é muito maior, quando se tem em vista o dogma do Corpo Místico de Cristo. Ele nos ensina que "se um membro padece, todos os membros padecem com ele" (1Cor 12,26; Cf LG 7,3) e que tudo o que fazemos ou deixamos de fazer pelo nosso irmão, é a Cristo que fazemos ou deixamos de fazer (Mt 25,31-46). Daí a angústia de S. Paulo: a sua "preocupação quotidiana, a solicitude por todas as Igreja" (2Cor 11,28) e o seu testemunho: "Quem está enfermo, sem que eu sinta com ele? Quem sofre escândalo, que eu não me consuma de dor? (2Cor 11,29). Daí também o seu temor: "Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor 9,16) que a Igreja aplica a si mesma (Cf LG 17).
O exemplo e o apelo de Maria
Maria é para nós o exemplo dessa responsabilidade pelos irmãos. Apenas ouve que sua prima S. Isabel estava grávida, "foi apressadamente às montanhas" (Lc 1,39) para ajudá-la e santificar o Percusor. Mais tarde, nas bodas de Caná, é Ele quem se preocupa com a angústia dos noivos e apressa a realização do primeiro milagre (Jo 2,1-11).
De outro lado, em suas aparições, vem insistindo na necessidade de conversão e de trabalho evangelizador para "iluminaar os que estão nas trevas e nas sombras da morte" (Lc 1,79).
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
A fé plenária de Maria
Temos necessidade de fé poderosa se não quisermos trair nossos nomes de cristãos. Eis porque a Legião convida seus soldados a procurarem na união a Maria a participação efetiva nesta fé plenária que provocou a admiração de Isabel: beata quae credidisti.
Houve alguma vez fé comparável à sua?
Escutai Santo Afonso no-la descrever:
"A fé de Maria excedeu a de todos os homens e
a de todos os Anjos.
Em Belém, viu seu Filho no estábulo,
e acreditou nEle como Criador do mundo.
Ciu-O fugir de Herodes
e nunca a sua fé hesitou em ver nEle o Rei dos Reis.
Viu-O nascer e acreditou que era o Eterno.
Viu-O pobre, de tudo desprovido,
e acreditou nEle como Senhor do Universo.
Viu-O reclinado nas palhas e adorou-O como Onipotente.
Viu-O sem pronunciar palavra,
e acreditou que Ele era a Sabedoria Eterna.
Ouviu-O chorar e reconheceu-O como a Alegria do Paraíso.
Viu-O, por fim, morrendo, exposto a todos os insultos,
pregado na Cruz e, embora a fé de todos vacilasse,
Maria perseverou na crença de que Ele era Deus".
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
UMA SANTA ESTÁ NO CÉU !
A Irmã Itelvina já está agora na companhia visível de
Maria a quem ela servia e amava de todo coração. Já sempre viveu na terra com
ela no coração e nas obras, e agora viu sua glória. Suas palavras eram doces e
cheias de Deus para todos. Como eu recordo sua chegada nas reuniões da Legião de
Maria, sempre das primeiras para abrir as portas e preparar os lugares para as
Legionárias. Recordo agora as verdades do Salmo 111 quando afirma:
"Seu coração está seguro e não teme
nada, seu coração está firme em Deus, a memória do justo é para sempre"( Sal.
111, 6-8)
( P.Casimiro)
Fonte: www.paroquiadechapadinha.com
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Nota de Falecimento
Faleceu ontem por volta de 23:00hs, irmã Itelvina Almeida Bastos vítima de AVC em São Luis. Seu corpo está sendo velado na Rua Francisco Ribeiro de Aguiar (em sua residência), Bairro: Campo Velho, Chapadinha - MA
Somos os abençoados
Todos esse maravilhoso acontecimento do Batismo de Jesus tem a ver conosco, batizados na Igreja Católica. Foi por você e por mim que Jesus assumiu uma natureza humana. Foi por você e por mim que Jesus desceu às áquas para que fossemos lavados no dia do nosso batismo. Foi por mim e por você que o Espírito Santo plenificou Jesus para o seu ministério messiânico, a fim de que nos anunciasse o Reino e nele nos introduzisse. Foi por nós que o Pai se manifestou dando-nos a certeza de que Jesus de Nazaré era seu Filho, nosso Salvador. Foi para nós que Jesus instituiu o Santo Batismo a fim de recebermos todas as maravilhosas graças que nos advieram naquele dia. É para nossa salvação eterna e santificação que a Trindade mora em nós.
domingo, 8 de janeiro de 2012
Peçamos a Maria a graça da conversão
Peçamos a Nossa Senhora a graça da conversão ao seu Filho, peçamos-lhe que converta o nosso olhar a Cristo, que nos atraia uma vez mais para Ele, verdadeira Beleza; peçamos-lhe que nos aproxime sempre mais d'Ele para habitarmos constantemente n'Ele, verdadeiro templo, lugar de toda a paz, conforto, criatividade para a nossa vida e para homens nossos irmãos.
Obra prima da Santíssima Trindade, entre todas as criaturas, é a Virgem Maria: no seu coração humilde e cheio de fé, Deus preparou para Si uma digna morada para realizar o mistério da salvação.
O Amor divino encontrou n'Ela adesão perfeita e no seu o Filho de Deus fez-Se homem. Com confiança filial dirijamo-nos a Maria, para que, com a sua ajuda, possamos progredir no amor e fazer da nossa vida um canto de louvor ao Pai por meio do Filho no Espírito Santo.
sábado, 7 de janeiro de 2012
Os Reis Magos
''Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informaivos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu tembém vá adorá-lo. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa encontraram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho'' (Mt 2 - 7,12).
Melquior, Baltasar e Gaspar, conhecidos como os reis magos, na verdade não seriam reis, nem necessariamente três, mas, talvez. sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia. ou então conselheiros. A Igreja deduz que seriam três devido a quantidade de presentes que foram ofertados: ouro, incenso e mirra. Quanto a seus nomes, Gaspar significa ''aquele que vai inspecionar''; Melquior quer dizer: ''meu rei é luz'', e Baltazar se traduz por ''Deus manifesta o rei''.
Vamos seguir o exemplo dos Reis Magos e adorar o nosso Salvador Jesus.
Melquior, Baltasar e Gaspar, conhecidos como os reis magos, na verdade não seriam reis, nem necessariamente três, mas, talvez. sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia. ou então conselheiros. A Igreja deduz que seriam três devido a quantidade de presentes que foram ofertados: ouro, incenso e mirra. Quanto a seus nomes, Gaspar significa ''aquele que vai inspecionar''; Melquior quer dizer: ''meu rei é luz'', e Baltazar se traduz por ''Deus manifesta o rei''.
Vamos seguir o exemplo dos Reis Magos e adorar o nosso Salvador Jesus.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
JOVEM, JUNTE-SE A NÓS!
Se você ama Jesus e Maria, gosta de viver em comunidade, quer consagrar sua vida pelo Reino de Deus, é criativo, gosta de servir a Igreja no serviço missionário, nos meios de comunicação, na educação, no zelo pela natureza e no serviço pastoral, então você tem tudo para ser um SERVO DE MARIA.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Pedido de Oração
Salve Maria!
Pedimos oração pela saúde da irmã Itelvina, que se encontra internada no Hospital Socorrão I em São Luis.
Agradecemos.
domingo, 1 de janeiro de 2012
Feliz Ano Novo
Neste ano, viva mais, sinta mais, ame mais, perdoe mais, acolha mais, sorria mais, não se estresse tanto, tolere mais, reze mais... a vida é mais!
1º de Janeiro: Maria, Mãe de Deus!
Mãe de Deus, Imaculada e Assunta aos Céus. Na verdade não são verdades sobre Maria. Mas encontramos no rosto da Mãe as feições do seu Filho. Quer ver? Dizer que Maria é sempre Virgem é professar a fé bíblica de que ela concebeu por obra e graça do Espírito Santo. Ou seja, aquele que dela nasceu é o Filho de Deus. Jesus é Deus. Dizer que Maria é Mãe de Deus é um pouco mais complicado. Essa é a festa que todos os anos para quase despercebida no dia primeiro de janeiro. Surgiu da afirmação litúrgica da Igreja do oriente de que Maria é Theotokos, ou seja, Mãe de Deus.
Se você quiser encontrar sua identidade cristã, volte-se para contemplar o rosto da Mãe. Insisto: não se pode conhecer bem um filho se não se conhece a mãe.
Assinar:
Postagens (Atom)