Início

Curta nossa Página no facebook

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Santidade




"O Deus criador quer a nossa contribuição na Santidade": Sede Santos como o Pai."
                                                                                                                              (Santo Agostinho)

"Sede Santos como o Pai" - Ef. 1-4. Somos chamados à santidade - 1Ts. 4,3. Santo é quem vive com Deus. Quando pecamos, a vida de Deu se afasta de nós. Santo é quem procura viver no amor de Deus sem pecar. Santidade é fazer a vontade de Deus. Os Santos foram iguais a nós, porém se deixaram trabalhar, por Deus. O artista faz a estrutura e modela, conforme vai trabalhando. Assim é a nossa vida, quando abrimos o nosso coração a Deus.
É possível ser Santo? Sim, quando colocamos a nossa vida em Deus e seguimos o camiho reto, acolhendo a sua palavra. Ser Santo é amar a Deus como todo o meu coração. Jesus nos revela que Deus é amor. Ela nos ama por primeiro. Ele doa sem esperar retribuição, Ele nos criou para doermos a nossa felicidade. O homem quis ser mais do que Deus; entrouo pecado. O pecado de Adão e Eva foi o pecado da soberba, o desejo de ser mais do que Deus, e com o pecado entrou a morte e todas as dores. Então, Deus, resolveu mandar seu Filho para restaurar o pecado. E Jesus veio, sofreu, morreu e Ressuscitou. Veio para nos salvar! É um amor sem limites. Deus me ama! O amor de Deus não se divide - é totalitário. Não são os sadios que precisam de remédio, lembremos a parábola da "ovelha desgarrada... deixou as 99 em busca de uma"... Lc. 15,4-7. Deus me ama porque é meu Pai. Eu estou dentro dele e Ele está dentro de mim. É amor filial, não sou escravo sou filho. No batismo, tenho uma promessa de amor total, a eternidade. Jurei no batismo colocar Deus em 1º lugar na minha vida, renunciar a tudo - "Meu Deus é meu tudo". Amar a Deus sobre todas as coisas, - o grande e 1º mandamento. Devo encher minha vida com água pura - Jo.2,78. Toda vez que, amar uma coisa ou pessoa, acima de Deus, estou errando, estou me afastando de Deus.
A minha vocação é ser santo, conservar Deus dentro de mim. Fazer sempre o que agrada a Ele, confiar N'Ele... corresponder ao seu amor. Deus estác sempre em 1º lugar. A vontade de Deus é a nossa santificação, esta é a nossa vocação. Só com o amor de Deus eu posso amar a tudo e fazer o que Deus quer de mim. Fazendo sempre a sua vontade, vou viver bem.
E como vou conhecer a vontade de Deus? - Ele faz com que eu saiba. O que faço sem saber e sem querer não é pecado. A pessoa que agrada a Deus, se santifica, é normal que agente sinta a tentação; nunca somos tentados acima de nossas forças, temos a graça de Deus para vencê-las. Dizer não a Satanás e "sim" a Deus. Precisamos nos agarrar aos meios de santificar-nos, dia  a dia, buscando a nossa conversão. "A Igreja, leva e deve levar ao mundo, admirável testemunho e exemplo desta santidade". Lg.39.
Perdemos a vida divina pelo pecado e com os sacramentos alimentamos as nossas virtudes.
Qual a vontade de Deus para nós? Jesus nos dá um nova mandamento: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"... Jo.13,34-35. Amar ao meu irmão é amar a Deus. Mt,25,31-ss, Jesus toma feito aos pequenos, vê-se isto, também em S. Paulo: "Saulo, Saulo, prque me persegues..." Rm.9,3-5. Amar Jesus nas pessoas que nos ofendem e tratarbem a todos. O maior dom é a caridade. Amar, a Jesus, com os olhos de Maria: geramos assim Cristo em nós.
Que a graça de Deus, cresça em nós sem cessar!
E de Ti nosso Pai, venha o Espírito Santo de amor,
Para formar e gerar e formar Cristo em nós.
Saber viver com Deus no seu estado de vida. O chamado a santidade é para todos: professor, médico, gari, advogado, dona de casa... . Vamos ser firmes, ser santos. Buscar sempre a santidade. Os Santos se tocaram e quiseram crescer na vida da graça. Deus age na nossa vida. Ele nos cria livres, na liberdade, vamos ser santos com o nosso caráter. Quantos Santos!...
Na Legião de Maria, quando vemos os cargos vagos podemos dizer - falta santidade... Lembremos: tempo é preferência.
ão tenham medo, se somos santos podemos transformar o mal em bem.
Vamos colocar Maria no nosso meio, assim seremos transformados.
Encíclica do Papa Bento XVI - "na esperança é que  fomos salvos". O Papa, joga as questões e espera a nossa resposta. Ele, nos questiona sobre a vida eterna. A esperança humana é bíblica. O exercícios de esperança é a oração, com Deus, sempre posso falar. Devo ter oração pessoal estar sozinho com Deus - Ele me transformará. Tenho disciplina, pontualidade e fidelidade no meu trabalho. Vejo com outros olhos a comunidade. O outro é importante para mim.
Vejamos a imprtância do Oficial na Legião de Maria. É uma liderança, uma pessoa de Deus, que deve transmitir Deus. Deve ter uma grande espiritualidade, grande como Jesus, que teve seu grupo e ensinou para nós, vida de oração - MT.6,6 . Vejamos o Pai Nosso. O que deve haver na nossa oraçao com o Pai é a sinceridade. O legionário deve ser orante: elevar a alma a Deus. Quero mergulhar em Deus. "Já não sou eu que vivo, é o Cristo que vive em mim".
Vem, Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar tão difícil, rumo ao Pai.
São muitos os santos que mergulharam em Deus. É, através da palavra, que vivemos e nos movemos. A leitura da Bíblia é oração, devo buscar, ter o contato com a Bíblia, orando e meditando.
A Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério devem ser vistos e entendidos por nós... A Tradição é um tesouro. São Paulo diz: isto que ouvi e digo... O Magistério são os Bispos interpretando a Palavra.
A Palavra de Deus encontra-se na Bíblia. Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Deus gera a  imagem dele, - tão perfeita = Pai e Filho e Espírito Santo (o Filho é a Palavra). A Palabra é o Verbo, Jo.1,1-4. A Palavra se fez carne pelo Espírito Santo. Assim Deus é o verbo e pronuncia todas as palavras. A Palavra se fez carne para poder agente entender, escutar, tocar. Jesus é a Revelação da Glória de Deus. Se faz um no seio de Maria pela força do Espírito Santo, Lc.1,26-35. "Feliz quem recebe a Palavra e a põe em prática," doa o próprio Deus! A Palvra de Deus, contém Deus. Devo ter respeito, pela Palvra. A Palavra, nos leva a comunhão com Jesus. Recebo, Ele na Palvra e depois, corpo e sangue na Hóstia e no Cálice; comungo com Jesus e os irmãos. Vivo, a Palavra.

"Não há prova de amor maior do que dar a vida pelo irmão"...

Feliz o homem que ama o Senhor e segue os seu mandamentos,
O seu coração é repleto de amor, Deus mesmo é seu alimento.
Feliz o que anda na lei do Senhor e segue e o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no Reino do Céu, porque muito amou.
No momento que damos a cada pessoa a nossa vida... um sorriso... um abraço... um conselho... um conforto; vivo para aquela pessoa. É o momento presente que importa. Escrevendo ou falando: dizendo tudo isto, para vocês, estou dando a minha vida! Dar a vida é prova de amor. Se eu dou e o outro dá temos Jesus. Quando trabalhamos juntos, a Palavra se encarna entre nós. Irmão, irmã, é quem escuta a Palavra. Basta viver a Palavra para gerar Jesus. Viver a Palavra é amar, a Palavra, é fazer a vontade de Deus.
Que Maria nos dê a graça de viver a Palavra e poder transmiti-la, levando a via. Vivamos na simplicidade de Deus. Bem-aventurados os que amam a Palavra de Deus e a põe em prática. Maria viveu a Palavra.
Para ser santo, diz Jesus: basta abraçar a cruz. Deixar tudo, abraçar a cruz e seguir. Quem quiser realizar a sua santidade renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Lc.9,23 Ele poderia, salvar, o mundo, de qualquer maneira. Cristo tirou o pecado do mundo, vencendo a dor, de maneira que ninguém possa dizer que sofre mais do que Ele. Não se espante, fomos feitos para viver eternamente, dor e morte é devido ao pecado. "Pai afasta de mim este Cálice." Lc.22,42. Ele sofreu, na sua humanidade, que é a nossa. Tinha, a dor espiritual contemplando, o sofrimento da cruz, para a salvação do mundo. O que era pecado, em Jesus Cristo se torna instrumento de Salvação. "Toma, a tua cruz e segue-me"...
A dor e a morte esntraram no mundo como conseqüência do pecado. Fomos criados para a felicidade, Ele tranformou a dor em Salvação. Devemos amar a dor não por ela mesma mas pela salvação que virá depois. Jesus transformou a dor em Amor. Cada sofrimento é um ponto de encontro com Deus. O nosso sofrimento é redentor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário