Início

Curta nossa Página no facebook

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que devo fazer de bom?



"(...) Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Porque me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?
Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens (...)" Mateus 19,16-22
Nos dias de hoje, as coisas que nos prendem e nos impedem de deixar tudo e seguir a Jesus efetivamente tem sido o contexto de sociedade e principalmente os valores impostos pela mídia. Sabe porquê? A mídia traz cada vez mais modelos prontos de comportamento, além de falar o que as pessoas devem fazer para ser feliz. Dessa forma, a mídia torna as pessoas cada vez mais iguais e tira de cada um o direito de pensar e ser o que realmente é.
A moda que nos é imposta e que nós muitas vezes seguimos é ditatorial, ou seja, o que nos é apresentado é um jeito de vestir, andar e até de se comportar, como um meio da pessoa se sentir inserida na sociedade.
Essa ditadura não nos permite revelar nossa identidade e muitas vezes nos torna infelizes, por nos fazer representar aquilo que não somos - não se pode sustentar um personagem por muito tempo!
Ainda no "teatro" da vida, nos colocamos a disposição de muitos fatores externos, pensando que eles vão nos satisfazer internamente, nos deixamos levar pela mágicas dos progamas de tv, bates papos na internet, sites, celulares e diversos elementos que nos fazem entrar num círculo vicioso de consumismo e dependências, nos alienando e nos afastando de Deus.
Na parábola mencionada, o jovem não consegue entender a proposta de Jesus, certamente porque aquilo que Ele propõe difere muito das coisas que o mundo oferecia a ele. Constantemente nos vemos na mesma situação que o jovem da parábola, os anseios que desejamos concretizar são baseados numa vida cheia de estudos e trabalho que nos proporcionam condições para comprar uma vida fashion, cheia de bens materiais, voltada para a nossa satisfação pessoal onde a diversão e a falsa idéia de felicidade nos confundem.
Numa sociedade onde os valores estão sendo tão deturpados, alguns príncipios básicos dos quais Jesus questiona o jovem, como o cumprimento dos mandamentos estão esquecidos. Hoje, honrar pai e mãe, preservar a castidade e amar o próximo como a si mesmo é uma realidade muito distante, isso porque os "modelos prontos" não trazem isso na manual de instrução. Os contra testemunhos infinitamente maiores que os testemunhos cristãos, e por isso deixaram de ser absurdos e caíram num padrão de normalidade.
Nessa fase da vida, quando nos percebemos parte desta sociedade desenfreada, precisamos refletir sobre nossas atitudes, reavaliar nossa vida e abrir o coração para que Deus se manifeste. Se soubermos nos desfazer de tudo aquilo que nos escraviza, seremos então livre para seguir adiante com Jesus, e não mais voltaremos tristes para casa.
Desfazer de tudo o que nos torna escravos significa olhar o mundo que vivemos com outros olhos e agir conscientemente como verdadeiros cristãos, lembrando que diz São Paulo: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, nacaridade, na fé, na castidade." (I Timóteo 4, 12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário