Início

Curta nossa Página no facebook

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pela Fé, Maria é a Filha Predileta do Pai

                           

Ela vive na linhagem das Grandes Mães e das corajosas matriarcas que se colocavam em favor do povo, mesmo arriscando a própria vida. A linhagem bíblica de Maria de Nazaré, denominada pelos padres do Concílio Eucomênico Vaticano II filha predileta do Pai (LG 53), esta filha continua caminhando com a humanidade, pois ela é filha de Adão, participando da mesma sorte e do mesmo destino de todos nós. Este vínculo não se dissolve porque está, intimamente, conectado com a missão desta mãe - a de marcar a História da Salvação com seu SIM incondicional e livre. Nesse sentido, Maria está presente e vem da linhagem das mulheres do Êxodo também, que, tementes a Deus, pouparam a vida de tantos meninos hebreus, e continua com o título de Mãe da Vida até hoje.
A reflexão feita sob a inspiração do Espírito que desceu  sobre Maria leva em conta que a Maria bíblico-histórica é a Maria simbólica do universo cultural e religioso do marianismo popular, a qual é invocada e cultuada com milhares de nomes. Maria está viva na presença maciça da humanidade e, sobretudo, das mulheres, na evangelização e na pastoral da maior parte das culturas.
Ela vive esta filiação divina do mesmo jeito com que cada povo acolhe em sua vida, com os mesmos sentimentos e a luminosa disponibilidade com que os povos se abrem ao Pai, ao Filho deste Pai e ao Espírito Santo como luz que ilumina a caminhada. Estamos falando aqui do grande mistério da Santíssima Trindade, chamado também com o nome de Comunidade divina que se relaciona no amor infinito do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai, e desta profunda e plana relação dos Dois, irrompe a Pessoa do Espírito Santo, o qual toma formas distintas em cada cultura.
Nessa concepção, a Comunidade divina não é apenas uma doutrina que se deve crer, mas é uma realidade que está presente nos processos históricos no meio dos quais o povo luta e sofre. A Comunidade divina é um fato salvífico que permeia toda História da salvação. Maria, como filha predileta, nos procede nesta experiência de viver a fé na sua dimensão trintária, pois ela hospeda em seu meio a Trindade que veio armar tenda entre nós, através de seu Filho, Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário