Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pela Fé, Maria é cultuada por dar Cristo ao Mundo

                                           

Se Cristo é a Palavra de Deus encarnada, a vocação de Maria é a de ser a portadora desta Palavra, que é Jesus. Mas nós queremos colocar em destaque a participação de Maria no serviço que seu Filho faz ao mundo. Por isso, ela é servidora de todos os povos da terra. Preside ao serviço na Igreja e no mundo.
Maria se apresenta no meio do nosso povo a serviço da mulher que dá Cristo, que une e reúne as pessoas em comunidades de fé. Deste modo, ela pertence a um povo servidor, o Povo de Deus, a Igreja, Sacramento universal de salvação.
A comunidade de fé, portanto, pela força do Espírito Santo é constituída por um povo de servidores. Maria pertence a este povo, e seu modo de servir é doar Cristo ao mundo, pois é da sua carne e do seu sangue, transformados em leite e ensinamentos, que, através de Jesus, participou da sua doação para nos reconciliar com o Pai e nos fez participantes deste ministério.
A atitude de Maria lança provocações e desafios para o nosso compromisso como pessoas batizadas. De que jeito?
Em primeiro lugar, ela abre mão de seu projeto pessoal para aceitar o projeto da Encarnação com todo o seu mistério de fé e de nebulosidade; a seguir, parte às pressas paras as montanhas de Judá para ajudar Isabel que estava grávida; chagando lá, faz da casa de Isabel o primeiro lugar missionário ao aproximar o Messias do precursor, João Batista; conhece a pobreza e o sofrimento, quando teve fugir para o Egito; convidada a um casamento, antecipa-se a Jesus nas Bodas de Caná; quando seu filho morre na cruz, ela estava ali, de pé; e, finalmente, junto com os Apóstolos e as outras suas companheiras, funda a Igreja Nascente no dia de Pentecostes.
E nós, como estamos dando Cristo ao mundo?
Peçamos a Ela que nos dê a conhecer como se dá Cristo ao mundo, como se espiritualiza a carne e como se encarna o espírito de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, na sociedade de hoje. O culto a Nossa Senhora se explica pelo seu alcance de trazer a Jesus todas as pessoas de boa vontade. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário