Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 12 de novembro de 2011

Rainha do Santo Rosário

                                               

A décima primeira das doze invocações de Maria como "Rainha", saúda a Mãe de Deus como "Rainha do Santo Rosário"; em latim, "Regina Sacratissimi Rosarri". Ela foi inserida oficialmente na Ladainha Laurentana pelo Papa Leão XIII, em 10 de dezembro de 1883, apesar de já ser utilizada pelo povo a mais de duzentos anos. De fato, a Ladainha e o Rosário são "devoções irmãs" que utilizam a repetição de verdades da fé como pedagogia espiritual. O sentido não está propriamente na repetição, mas na meditação e contemplação dos mistérios de nossa salvação, ou seja, no Mistério Pascal de Jesus Cristo. Este é o verdadeiro centro da Ladainha e do Rosário. Na verdade não rezamos "para" Maria, mas "com" Maria. Ela não é o destino final de nossa viagem, mas uma placa na "beira da estrada" que aponta a entrada correta para o céu! Quem já errou uma entrada sabe como a indicação do caminho correto pode ser importante, principalmente quando estamos em um país estranho.
Algumas pessoas costumam fazer críticas ao Rosário e à Ladainha. A mais comum é que se trata de uma oração monótona e repetitiva. Os que dizem isso normalmente não aprendeeram corretamente esta "técnica de contemplação". Certa vez, gravei um disco com a oração do Rosário.
Na Ladainha utilizamos a mesma dinâmica do Rosário, só que com uma variação. O Rosário nos conduz à contemplação dos diversos mistérios da vida de Cristo. A Ladainha nos leva a uma dinâmica catequese mariana, que acaba por nos conduzirao mesmo ponto: o mistério de Jesus Cristo. Por isso, essas meditações podem ser muito úteis para que a recitação desta prece não se torne monótona e automática. Maria é nossa catequista quando rezamos a Ladainha.
Outras pessoas dizem que o Rosário é uma oração ultrapassada. Será que a Ladainha também está condenada aos lábios dos idosos? Com certeza não. Já está terminando o racionalismo da modernidade que só reza aquilo que entende. A razão é um dom precioso, mas nem de longe é o único caminho para chegar a Deus. Aliás, costuma ser uma estrada mais longa e cheia de pedras. Os intelectuais sofrem ao tentar entender os mistérios do céu. Poetas e profetas chegam mais rápido. Hoje, nossa juventude tendea rejeitar as formulas artificiais da prece moderna. Por isso, muitos preferem crer de um jeito mais oriental. O corpo reza... o murmúrio é orante... a respiração nos re-liga no sagrado... Tudo em nós pede o complemento divino. É muito fácil rezar a Ladainha desta maneira. Nada de pressa. É preciso ritmo! Tente gravar a Ladainha com sua própria voz em seu aparelho de MP3 e depois rezar ouvindo-a, enquanto faz sua caminhada diária. Verá que isso lhe trará mais saúde para o corpo e para a alma.
Rainha do Santo Rosário,
 rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário