Início

Curta nossa Página no facebook

domingo, 23 de outubro de 2011

A Virgindade Perpétua de Maria

                                                     

1. "No sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, cujo nome era Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria" (Lucas 1,26-27).
Neste texto do Evangelista São Lucas, Maria é apresentada como VIRGEM. A Santa Igreja Católica, iluminada pela Divina Revelação, crê, sem sombra de dúvidas, que Maria Santíssima, a Mãe de Deus Filho Encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo, é SEMPRE VIRGEM.
Ela foi virgem antes de dar à luz Jesus (VIRGINDADE ANTES DO PARTO). De fato, ao questionar o anjo Gabriel sobre a realização da concepção do Filho de Deus, Maria perguntou:"...: 'Como sucederá isso, se eu não conheço homem?'" (Lucas 1, 34). Maria, mesmo casando-se com São José, tinha feito um propósito de virgindade, aceito e condividido pelo santo esposo. Jesus foi concebido por obra do Espírito Santo, sem o concurso de São José. A este, o anjo do Senhor falou em sonhos: "...: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi concebido é obra do Espírito Santo'" (Mateus 1,20).
O aspecto da Virgindade de Maria 'antes do parto', é o mais importante, pois refere-se diretamente à concepção de Jesus e ao Mistério da Encarnação. Mas, a integridade virginal da Mãe do Filho de Deus não foi violada pelo nascimento do mesmo. Maria foi virgem também neste momento de prodigioso nascimento (VIRGINDADE NO PARTO). O Sagrado Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática  "Lumen Gentium", afirma que o Filho primogênito de Maria, Jesus, "... não lhe violou, mas consagrou a integridade virginal". Além disto, após a concepção e o nascimento de Jesus, Maria permaneceu virgem para sempre (VIRGINDADE APÓS PARTO). Afirmou o Bem-aventurado João Paulo II: "Maria Santíssima é, pois, a 'sempre Virgem'. Esta sua preeeogativa é a consequência da Maternidade Divina, que a consagrou totalmente à missão redentora de Cristo".
2. A Virgindade Perpétua de Maria não significa desprezo pelo Matrimônio. Ela foi casada e mãe, poré, esposa e mãe virginal. Sua Virgindade física é sinal da sua total, radical e profunda entrega a Deus, que não tira a fecundidade da criatura que se consagra ao seu serviço, mas lhe confere uma fecundidade mais rica, ampla e profunda.
Importa colocar em evidência, també, que o fato da concepção virginal de Jesus indica que Ele, não só é vedadeiro homem, mas, também, verdadeiro Deus, e que a iniciativa da Salvação a Deus pertence (ainda que Ele solicite a cooperação do ser humano). Indica, também, a novidade que a vinda do Salvador trouxe ao mundo.
3. Maria é SEMPRE VIRGEM! Peçamos-Lhe que nos ajude a compreender o valor e a beleza da Virgindade, especialmente da Virgindade assumida e consagrada a Deus por amor do Reino dos Céus.

Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE SEMPRE VIRGEM MARIA!

Um comentário:

  1. Strong's Original Transliteration Greek English Morphology
    2532 [e] kai καὶ and Conj = E
    3756 [e] ouk οὐκ not Adv = NÃO
    1097 [e] eginōsken ἐγίνωσκεν knew = CONHECEU SEXUALMENTE
    846 [e] autēn αὐτὴν her = A ELA (SUA ESPOSA)
    2193 [e] heōs ἕως until Conj = ATÉ
    3739 [e] hou οὗ that = QUE
    5088 [e] eteken ἔτεκεν she brought forth = ELA DESSE Á LUZ
    5207 [e] huion υἱόν a son; = A UM FILHO
    2532 [e] kai καὶ and = E
    2564 [e] ekalesen ἐκάλεσεν he called = ELE PÔS
    3588 [e] to τὸ the = O
    3686 [e] onoma ὄνομα name = NOME
    846 [e] autou αὐτοῦ of him = DELE DE
    2424 [e] Iēsoun Ἰησοῦν Jesus. = JESUS

    ResponderExcluir