Início

Curta nossa Página no facebook

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

História de São Miguel Arcanjo

Miguel significa "Quem como Deus?", pois foi ele que se pôs à frente dos Anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da Autoridade de Deus. Os livros sagrados o apresentam como um dos mais eminentes espíritos celestiais. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos e a Igreja enumera-o entre os Arcanjos dos Exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta com armadura brilhante, com lança e espada, vencendo o dragão infernal, fazendo-o sentir seu poder e arremessa-o às profundezas do inferno.

Numerosos são as suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No "Confiteor" (oração do rito penitencial) o sacerdote invoca a intercessão de São Miguel junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa solene é invocado seu nome. Após a consagração o sacerdote pede que São Miguel leve o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a Missa, em uma oração especial, o povo pede a São Miguel que o defenda no combate, cubra-o com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio e precipite ao inferno os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas dos defuntos para o céu.

Na história da Igreja são mencionadas duas aparições de São Miguel: uma ao Papa Gelásio I (492-496), no Monte Gargano, na Itália. A festa dedicada a ele é a comemoração deste fato, e da consagração da Igreja de São Miguel nesse local. Na outra, ele aparece ao Papa São Gregório, o Grande (590-604), quando grassava uma peste em Roma. Na aparição, São Miguel coloca sua espada na bainha, marcando o fim da epidemia que parou de fazer vítimas.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

História de Nossa Senhora das Dores


Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.                         

O culto

O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou-se no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na então Germânia, hoje, Alemanha. A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem profundamente mariana.

As sete dores de Nossa Senhora

1.       A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
2.       A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
3.       O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
4.       O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
5.       O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
6.       Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
7.       O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Imagem de Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores é representada com um semblante de dor e sofrimento, tendo sete espadas ferindo seu imaculado coração. Às vezes, uma só espada transpassa seu coração, simbolizando todas as dores que ela sofreu. Ela é também representada com uma expressão sofrida diante da Cruz, contemplando o filho morto. Foi daí que se originou o hino medieval chamado Stabat Mater Dolorosa (Estava a Mãe Dolorosa). Ela ainda é representada segurando Jesus morto nos braços, depois de seu corpo ser descido da Cruz, dando assim origem à famosa escultura chamada Pietà.

Nossa Senhora das Dores, mãe de todos os homens

Foi aos pés da Cruz, quando Maria viveu a sua dor mais crucial, que ela recebeu do Filho a missão de ser a Mãe de todos homens, Mãe da Igreja (Corpo Místico), Mãe de todos os fiéis. Foi naquele momento de dor que Jesus disse a ela: Mãe, eis aí o teu filho (este filho está simbolizando a todos os fiéis). Foi nesse mesmo momento que Jesus disse a São João, que ali representava a todos nós: Filho, eis aí tua mãe. É por isso que a devoção a Nossa Senhora das Dores se reveste de grande importância para todos os cristãos.

Promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores

Nas revelações dadas a Santa Brígida, aprovadas pela Igreja Católica, vemos sete graças maravilhosas que Nossa Senhora prometeu a quem rezar a cada dia sete Ave-Marias em honra de suas Sete dores, fazendo uma pequena meditação sobre essas dores. As promessas são as seguintes:

1ª - Porei a paz em suas famílias. 
2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios. 
3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos. 
4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas. 
5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida. 
6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima. 
7ª - Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria. 

Promessas de Jesus a Santo Afonso

Santo Afonso Maria de Ligório recebeu revelações em que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças:

1ª – Que aquele devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer antes de sua morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.
2ª - Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de Sua Paixão dando-lhes depois um competente prêmio no Céu. 
3ª - Jesus Cristo guardá-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte. 
4ª - Por fim os deixará nas mãos de sua Mãe para que delas disponha a seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.

Terço de Nossa Senhora das Dores

O Rosário das Lágrimas, ou, Terço das Lágrimas, ou Terço de Nossa Senhora das Dores é também um símbolo de Nossa Senhora das Dores. Ele tem 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Cada uma dessas sete partes representa uma das sete dores de Nossa Senhora. Contempla-se uma Dor de Maria e reza-se um Pai Nosso e sete Ave-Marias.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Esta é a oração inicial do terço de Nossa Senhora das Dores.

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça...(pedir a graça). Amém.

Em seguida, reza-se o Terço das Dores, contemplando cada Dor e rezando 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias em cada dor contemplada.

domingo, 14 de setembro de 2014

A Cruz, fonte de glória


À primeira vista, então, pareceria contraditório o que comemoramos nesta festa: a Exaltação da Santa Cruz. No entanto, a Cruz, outrora considerada como o pior dos desastres na vida de alguém, um símbolo de ignomínia que serviu para a execução de tantos criminosos, é hoje exaltada ela Igreja porque Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo mostrando o quanto ela Lhe é própria. É "o sinal do Filho do Homem" (Mt 24, 30) e Ela a transformou em sinal de triunfo! Por isso, a Cruz triunfa no alto das catedrais, na ponta das coroas e no centro das mais importantes medalhas.

A Cruz é a via da glória. Com quanta razão se diz: "Per crucem ad lucem - É  pela cruz que se chega à luz". E é este o princípio que a Liturgia de hoje oferece para nosso benefício espiritual: se queremos atingir a santidade, nada é tão central quanto  saber sofrer. O traço comum de todos os Santos é justamente sua atitude diante da Cruz. De fato, o momento decisivo de nossa perseverança não é aquele em que a graça sensível nos toca e damos passos vigorosos na virtude, mas, sim, a hora da provação, quando as tentações nos assaltam e experimentamos nossa debilidade. Não foi sem motivo que, ao ensinar o Pai Nosso, o Divino Mestre disse "livrai-nos do mal"; mas Ele não empregou o mesmo verbo no pedido referente Às tentações: "não nos deixeis cair em tentação". Ser tentado é algo inevitável e necessário depois do pecado original. Nessa hora, devemos resistir abraçados à cruz, certos de que nela se encontra nossa única esperança: "Ave Crux, spes unica!". E quando cometemos uma falta ou nossa vida interior parecer encalhada, dando-nos a impressão de não sermos uma falta ou nossa vida interior parecer encalhada, dando-nos a impressão de não sermos amados por Deus, lembremo-nos de que esta sensação é contrária à revelação feita por Nosso Senhor no Evangelho que acabamos de considerar; pensemos que Deus nos ama tanto, que o Filho teria Se encarnado e sofrido a Paixão de Cruz para salvar a cada um de nós. individualmente.

Glorifiquemos transbordantes de júbilo, nesta festa, o sinal de nossa salvação e o penhor da ressurreição futura, e saibamos carregar sempre a própria cruz com amor e veneração, tal com o fez nosso Salvador antes de começar a Via-Sacra.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Natividade de Nossa Senhora


No dia 8 de setembro, celebramos o aniversário, a festa da Natividade de Nossa Senhora, nossa querida Mãe. O seu nascimento é um dos acontecimentos mais importantes da história, pois, nessa data, veio ao mundo a corredentora da humanidade. Em suas veias corria o sangue que deu vida ao Senhor Jesus, o mesmo que Ele derramou na cruz para nos salvar.

Maria sempre esteve nos desígnios de Deus para ser a Mãe do Seu filho amado aqui na Terra, como homem. Por isso, esse é um dia de festa, de júbilo, e deve ser muito comemorado. algumas famílias até comemoram o aniversário de Maria com um bolo e com a oração do Terço.

Provavelmente seus pais, Joaquim e Ana, não sabiam da escolha da filha para ser a Mãe do Redentor até a revelação do Anjo. Talvez eles nem tenham conhecido o neto, Jesus Cristo. Mas, com certeza. eles percebiam algo diferente e especial na filha, pois sua ligação com Deus Pai era especial: Ela nasceu sem a mancha do pecado original. Maria não pecou e isso fazia dela uma pessoa diferenciada. Por isso ela sempre nos aponta o caminho da Salvação, seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador.

Obrigada, Deus Pai, por nos ter dado Maria como Mãe e corredentora.

sábado, 6 de setembro de 2014

Início Do Festejo De Nossa Senhora Das Dores Começou Ontem Com O Levantamento Do Mastro

Aconteceu ontem (05), em Chapadinha, o início do festejo de Nossa Senhora das Dores, com o levanto do mastro. São noves noites de novenas. No dia 15 haverá a procissão pelas principais ruas da cidade, logo após haverá um bingo de 2 motos 0Km.

O tema do festejo esse ano é: Maria, estrela da Evangelização abençoai vosso povo em missão.