Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 30 de novembro de 2013

Santo André, Apóstolo

                          

No dia 30 de Novembro a Igreja venera Santo André, um dos primeiros Apóstolos que respondeu ao chamado de Jesus, à beira do mar da Galileia, onde trabalhava como humilde pescador. Jesus estava iniciando seu ministério público e escolheu um grupo de homens, doze ao todo, que o seguiram por três anos, até sua subida ao céu: foram chamados de "Apóstolos" e se tornaram, mais tarde, "pescadores de homens", evangelizando diferentes povos, levando a Boa Nova até os confins do mundo.
André morava em Cafarnaum, na mesma casa de Jesus, com Pedro, seu irmão, e os demais Apóstolos. Acompanhou Jesus durante sua vida pública, esteve presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu os dons do Espírito Santo no dia de Pentecostes e, como verdadeiro e autêntico missionário, ajudou a estabelecer a fé na Palestina. Em seguida foi a Ásia Menor, como era chamada a atual Turquia. Marcou presença na cidade de Bizânico, onde determinou a fundação da Igreja local e acompanhou pessoalmente o nascimento das primeiras comunidades cristãs daquele cidade.
Não poupando energia nem medindo esforços, André desenvolveu sua missão de verdadeiro apóstolo, anunciando Jesus na região da Macedônia e na Grécia. Segundo a tradição foi consagrado Bispo da cidade de Patros, onde terminou sua vida terrena com o martírio glorioso: foi crucificado numa cruz em forma de X, durante o reinado do imperador romano Nero, no ano 63.
Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla, atual Istambul, e em seguida foram levadas para a Catedral da cidade italiana de Amalfi, perto de Nápoles, onde se encontram até hoje.
Santo André é venerado como padroeiro da Rússia e da Escócia. No dia da sua festa cada um de nós é convidado a renovar seu apego a Jesus, no esforço de assimilar, cada vez mais, a palavra divina que o nosso Mestre proferiu, sem esquecer que Ele continua chamando para seu serviço pessoas generosas que, como André, deixaram tudo e o seguiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário