Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 30 de novembro de 2013

Santo André, Apóstolo

                          

No dia 30 de Novembro a Igreja venera Santo André, um dos primeiros Apóstolos que respondeu ao chamado de Jesus, à beira do mar da Galileia, onde trabalhava como humilde pescador. Jesus estava iniciando seu ministério público e escolheu um grupo de homens, doze ao todo, que o seguiram por três anos, até sua subida ao céu: foram chamados de "Apóstolos" e se tornaram, mais tarde, "pescadores de homens", evangelizando diferentes povos, levando a Boa Nova até os confins do mundo.
André morava em Cafarnaum, na mesma casa de Jesus, com Pedro, seu irmão, e os demais Apóstolos. Acompanhou Jesus durante sua vida pública, esteve presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu os dons do Espírito Santo no dia de Pentecostes e, como verdadeiro e autêntico missionário, ajudou a estabelecer a fé na Palestina. Em seguida foi a Ásia Menor, como era chamada a atual Turquia. Marcou presença na cidade de Bizânico, onde determinou a fundação da Igreja local e acompanhou pessoalmente o nascimento das primeiras comunidades cristãs daquele cidade.
Não poupando energia nem medindo esforços, André desenvolveu sua missão de verdadeiro apóstolo, anunciando Jesus na região da Macedônia e na Grécia. Segundo a tradição foi consagrado Bispo da cidade de Patros, onde terminou sua vida terrena com o martírio glorioso: foi crucificado numa cruz em forma de X, durante o reinado do imperador romano Nero, no ano 63.
Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla, atual Istambul, e em seguida foram levadas para a Catedral da cidade italiana de Amalfi, perto de Nápoles, onde se encontram até hoje.
Santo André é venerado como padroeiro da Rússia e da Escócia. No dia da sua festa cada um de nós é convidado a renovar seu apego a Jesus, no esforço de assimilar, cada vez mais, a palavra divina que o nosso Mestre proferiu, sem esquecer que Ele continua chamando para seu serviço pessoas generosas que, como André, deixaram tudo e o seguiam.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

                                   

27 de Novembro de 1830. Catarina Labouré reza na capela do convento, em Paris. De repente, Nossa Senhora aparece a ela e lhe faz um pedido que beneficiaria toda a humanidade com o derramamento de graças, milagres e conversões: espalhar a devoção da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças. Veja como Caterina descreve esse momento: Uma Senhora estava de pé, usando um vestido de seda branco. Um vél azul cobria sua cabeça e descia aos pés. As mãos estendiam-se a terra, com vários anéis de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse: 'Este é o símbolo das Graças que eu derramarei sobre as pessoas que me pedirem'. Em volta dela surgiu um quadro oval, com a frase: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós'. Depois eu vi, no reverso do quadro, a letra M, com uma cruz; o Sagrado Coração de Jesus, com uma coroa de espinhos, e o Sagrado Coração de Maria, também em chamas, cercado de doze estrelas e atravessado por uma espada. Nossa Senhora me disse: 'Manda cunhar uma medalha com este modelo. As pessoas que a trouxeram com devoção receberão muitas graças'".


OS SÍMBOLOS DA MEDALHA MILAGROSA


A Serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente, que é o demônio, como relatado na Bíblia, no livro de Gênesis: "Porei inimizade entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar".
Os raios: Simbolizam as graças que Maria Santíssima derrama sobre seus devotos.
As 12 Estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel.
O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus formado no ventre de Maria. Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e prometeu a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração.
O coração transpassado pela espada: É o Imaculado Coração de Maria. Nas horas mais difíceis da Paixão e Morte de Jesus, Maria estava presente, compartilhando a dor do filho, sendo a nossa corredentora.
A letra M: Significa Maria. Ele sustenta a Cruz. Essa imagem indica a ligação de Maria e Jesus na história da nossa salvação.
O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário, onde Jesus foi crucificado.


domingo, 17 de novembro de 2013

FOTOS: 3º aniversário do Projeto Bom Vizinho


Aconteceu hoje (17), o 3º aniversário do Projeto Bom Vizinho, na Rua Georgiano da Cunha Machado, bairro Corrente. Projeto organizado pelo José Renato Marques Borralho. Com animação de Macário e Banda.

sábado, 2 de novembro de 2013

O sentido cristão da morte


Não é fácil aceitar a morte. O sentimento de perda, dor, vazio é muito grande. Nada parece nos consolar, nem mesmo a presença e as carinhosas palavras dos amigos e parentes mais próximos. É um sentimento natural que temos quando gostamos de alguém e desejamos que continue conosco. Mas, a dinâmica da vida não é assim. A morte faz parte do ciclo normal de nossa existência. E temos que passar por esta experiência traumática e dolorosa, querendo ou não! é um acontecimento comum a todos os mortais.
Cristo entendeu e acolheu este sentimento humano da dor, da perda, da morte. Fez Ele mesmo a experiência, lutou contra a morte e venceu-a. Em Cristo, embora pareça até contraditório, a morte está morta. E os que confiam n'Ele, mesmo fazendo a experiência da "páscoa pessoal", ressuscitarão para Vida em Cristo.
Rezemos por todas aquelas pessoas que partiram e deixaram saudades em nosso coração, mas que hoje já conhecem a maravilha que é o céu e estão desfrutando da presença de Deus e recebendo o carinho maternal de Maria.