Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora da Luz

                                         

A devoção à N. Sra. da Luz (Candeias ou Candelária) tem sua origem na festa da Apresentação do Menino Jesus no Temploe purificação de Nossa Senhora. Essa festa é celebrada 40 dias depois do Natal, no dia 02 de fevereiro, porque, de acordo com a Lei mosaica, as mulheres grávidas, após darem a luz, deveriam esperar 40 dias para, então, se apresentar diante do sumo-sacerdote, oferendo um sacrifício (um cordeiro, duas pombas ou duas rolas). José e Maria foram ao Templo e cumpriram essa lei. Na ocasião, Maria escutou de Simeão a Profecia de que Jesus seria a Luz dos povos.
Sabe-se também que, em Portugal, no período em que esse reino empenhava-se na realização das viagens marítimas e conquista da África, um acontecimento reforçou essa devoção. O protagonista chamava-se Pero Martins, natural de Carnide, perto de Lisboa. Ele participou das viagens à África em busca de aventuras e riquezas, mas, por volta de 1459, foi preso por piratas árabes. Sua liberdade só seria restituída com o pagamento de um resgate. Como ninguém se interessou em pagar, o homem foi abandonado na prisão, sofrendo humilhação e crueldade. Depois de quatro anos, Pero recorreu à Nossa Senhora, pedindo que o libertasse.
Por aproximadamente 30 dias, Nossa Senhora lhe apareceu em sonho, cercada de extraordinária luz e lhe disse: "Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo. Irás a Carnide, e fazer-me-ás, sobre a fonte do Machado, uma ermida que terá a inscrição de: 'Santa Maria da Luz'. Neste lugar, meu nome há de ser glorificado e honrado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão a muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharás a minha luz sobre a fonte. Aí acharás uma bela imagem e nela mostrarei quem sou".
Nesta Quaresma invoquemos também Nossa Senhora da Luz para que ela nos liberte da prisão de nossos pecados e vícios.     Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário