Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpo e Sangue de Cristo

                        
A festa de "Corpus Christi" começou, oficialmente, em 1264, ao tempo do Papa Urbano IV, que a introduziu. Deveria ser celebrada na quinta feira depois da festa da Santíssima Trindade.
No século 13, uma religiosa belga, Irmã Juliana de Mont-Comillon, tornou-se a grande promotora da devoção. A festa foi aprovada em 1246 pelo bispo de Liege. Anos depois, quando esse bispo - Dom Roberto de Thourete - tornou-se o Papa Urbano IV, a festa fez-se universal. A pedido do mesmo, São Tomaz de Aquino compôs um hino litúrgico apropriado e que se canta até hoje (Pange Língua).
Na festa de Corpus Christi" é feita uma solene procissão em que a Hóstia consagrada é levada dentro de um ostensório, pelas ruas da cidade, num testemunho público de adoração a Jesus.
A partir de 1143 ela passou a ser feita com grande solenidade, com enfeites de rua para a passagem do Reis dos Reis.
Ao lado dessa devoção ao Santíssimo Sacramento nascera as Irmandades do Santíssimo com uma espiritualidade própria voltada para a presença de Jesus nesse Sacramento, e que procuram levar o povo a idêntico e necessário amor.
A palavra "Eucarístia" significa "ação de graças". Cada vez que esse Sacramento é calebrado na Missa, renova-se a ação de graças de Cristo ao Pai, pelos homens. A Eucarístia aponta três direções: para o passado, lembrando a Paixão de Cristo, isto é, seu sacríficio pelos homens; para o presente, lembrando nossa unidade com Cristo e a unidade dos homens entre si; e para o futuro, antecipado o louvor que seremos convidados a prestar eternamente à Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário