Início

Curta nossa Página no facebook

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Maria, o caminho que nos leva a Cristo

                         

Os Evangelhos narram a presença da Virgem Maria nos principais acontecimentos da história da salvação: na Anunciação, nas bodas de Caná, no caminho do Calvário, aos pés da Cruz, em Pentecostes; sua presença é constante na vida de toda a Igreja.
Ela é modelo para a vida de todos os cristão e socorro certo nas tribulações. "Por isso, a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. A Igreja, ensinada pelo Espírito Santo, consagra-lhe um filial afeto de piedade" (LG 53 e 62), pelas devoções contidas no calendário litúrgico.
A devoção mariana está presente na vida da Igreja, com memórias, com festas e com solenidades durante todo o ano, com destaque para os títulos que apresenta, as principais verdades de fé: Maternidade divina, Imaculada Conceição, Virgindade Perpétua e Assunção aos Céus.
Maio é um mês especial, popularmente conhecido como mês Mariano. Em 29 de Abril de 1965, o Papa Paulo VI escreveu a razão dessa característica especial: "Ao aproximar-se o mês de maio, consagro à Maria Santíssima pela piedade dos fiéis, o nosso espírito exulta ao pensar no espetáculo comovente de fé e de amor que será oferecido em todas as partes da terra em honra da Rainha do Céu. Na verdade, é um mês em que, nos templos e entre as paredes domésticas, sob dos corações dos cristãos até Maria a homenagem mais ardente e afetuosa da prece e da veneração. E é também o mês em que mais copiosos e mais abundantes descem até nós, do seu trono, os dons da misericórdia divina".
É um tempo favorável para intensificarmos nossa devoção à Virgem Maria, rendendo-lhe as devidas homenagens, por meio do santo Rosário, da Novena e das Romarias, reconhecendo-a e coroando-a como nossa Rainha. Maria é sempre o caminho que nos leva a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário