terça-feira, 16 de julho de 2013
Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora do Carmo é um título que nos remete ao convento construído em honra da Virgem Maria, no Monte Carmelo, em Israel. A característica principal desta devoção Mariana é o Escapulário do Carmo, a roupa ou hábito dos carmelitas, que traz as promessas e os benefícios espirituais prometidos por Nossa Senhora.
Em 16 de Julho de 1251, São Simão Stock, prior geral dos Carmelitas, pediu ajuda a Nossa Senhora para resolver os problemas da comunidade. A Virgem apareceu a ele e lhe entregou o hábito, dizendo: "Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade... Quem morrer com este Escapulário não padecerá o fogo do Inferno. Ele é sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre".
O uso do Escapulário é um sinal de aliança com a Virgem Maria, é uma consagração a Ela. Depois de alguns anos, o escapulário foi adaptado para que os leigos também pudesse usá-lo. Por isto, nós o temos hoje na forma de um cordão com duas imagens: do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo.
Segundo a tradição, a Virgem Santíssima apareceu ao Papa João XXII, prometendo livrar do Purgatório, no primeiro sábado depois da morte, quem usasse o Escapulário. Este benefício é conhecido como "privilégio sabatino". Para alcançar esta graça, é preciso manter a castidade, conforme o estado - casado ou solteiro -, recitar o Pequeno Ofício da Imaculada e/ou rezar o Terço diariamente, além de cumprir com os compromissos de um bom cristão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário