No dia seguinte em que o Papa Francisco foi eleito bispo de Roma, dirigiu-se à Brasílica de Santa Maria Maior, uma das quatros maiores Basílicas de Roma, com um ramalhete de flores para honrar e cultuar a Mãe de Jesus, a quem devia servir como quem preside o serviço da fé e da caridade de toda a humanidade e que o recebia com tanto acolhimento, alegria e esperança. Qual o significado destas flores oferecidas por um Papa?
O primeiro significado que tem para nós, em Jesus Cristo, é o do símbolo que este simples ramalhete tem como receptáculo da atividade terrestre e celeste do nosso pastor Francisco, que neste singelo gesto testemunha o amor e a harmonia e sua maturidade espiritual.
As flores oferecidas a Nossa Senhora querem nos falar da bebida deliciosa e confortadora da vida que começa construindo, nesta terra, a vida eterna e feliz com seu trabalho e união com a Trindade Santíssima. Esta floração que brota sempre no mês de maio dedicado Maria é como de fosse o retorno ao centro da nossa vida espiritual de unidade e harmonia, ao nosso estado primordial. Esse estado primordial evoca a vida edênica do primeiro casal plasmado pelo Criador, o Jardim do Éden.
São João da Cruz faz da flor a imagem das virtudes, e do ramalhete que as reúne, a imagem da perfeição espiritual. Estes são alguns dos significados que podem ter para nós o gesto simples e piedoso do nosso pastor Francisco. Em maneira tão fluida e pouco centrada no valores maiores do temporal, a imagem do pastor é carregada de simbolismo religioso e cristão. A nosso ver, é neste rico simbolismo que podemos ler e interpretar o ramalhete de flores que o Papa ofereceu a Maria no dia seguinte do início de sua missão de pastorear todo o seu rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário