Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 14 de março de 2013

Argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo papa

A fumaça branca sinalizou, às 15h06 (horário de Brasília), o fim do conclave e a escolha do sucessor do papa emérito Bento XVI, na tarde desta quarta-feira (13). O argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, foi escolhido como novo papa. Ele escolheu o nome de Francisco para ser designado durante o seu pontificado.

Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo papa recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais.
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.
Bergoglio deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.
Fiéis, religiosos, turistas e curiosos acompanharam atentamente a escolha do papa . Nem mesmo a chuva e o frio, de 8 graus Celsius, impediram as pessoas de aguardarem ao ar livre o anúncio do nome do papa.

O responsável pelo anúncio do escolhido foi o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, de 69 anos. A escolha de um francês para proferir a frase atende à exigência de essa ser uma atribuição do primeiro cardeal da ordem dos diáconos, da qual Tauran faz parte desde fevereiro de 2011. Em 2005, a eleição do papa emérito Bento XVI foi anunciada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez.
A fumaça
A fumaça, vista na Praça São Pedro, é feita por meio químico. São adicionados cinco elementos químicos diferentes para dar a coloração escura – que indica a inexistência de consenso – e a branca, quando o papa é eleito.
O sistema utilizado para a queima dos votos dos cardeais é feito por meio de duas estufas, uma delas bem moderna.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário