Início

Curta nossa Página no facebook

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quaresma


Com a quarta-feira de Cinzas, Inicia-se o tempo da Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa de Cristo e nossa páscoa. A Quaresma nos oferece, diz o Papa Bento XVI: "uma ocasião providencial para aprofundar o sentido e o valor de ser cristão e nos estimula a descobrir de novo a misericórdia de Deus para que também nós cheguemos a ser mais misericordiosos com nossos irmãos". Pode-se resumir a atitude que deve nos conduzir neste tempo com uma só palavra: Conversão que deve se estender a todos os âmbitos da vida e que o Evangelho resume em três práticas fundamentais: a oração, o jejum e a esmola. Aproveite, pois, este tempo para cultivar mais a união com Deus através da oração feita na sua comunidade ou em sua família, uma oração alimentar pela leitura e meditação da palavra de Deus.

O jejum, isto é, a privação de algum alimento ou de algo que lhe causa prazer especial, o ajudará a exercer melhor o domínio sobre si e a participar da paixão de Cristo e do sofrimento de tantas pessoas, sair de seu egoísmo e ir ao encontro do seu irmão e irmã necessitados. A esmola nos desapegarmos dos bens materiais, para partilhar o que temos com aquele que nada tem.

Neste tempo, a igreja no Brasil realiza, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. Cada ano, o Papa, além da mensagem que dirige a toda igreja, envia também uma mensagem especial ao povo brasileiro sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: ''Fraternidade e Saúde Pública'', e o lema: ''Que a saúde se difunda sobre a terra''. O objetivo desta Campanha é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos, e mobilizar o cidadão por melhoria no sistema público de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário