Início

Curta nossa Página no facebook

domingo, 21 de junho de 2015

Dia “D” das Santas Missões Populares

Ocorreu hoje (21), o dia “D” das Santas Missões Populares de Chapadinha-MA, juntamente com as comunidades da Aparecida, Areal, São José, Corrente, Boa Vista, Santo Antônio, Terras Duras, Nossa Senhora de Lurdes com a participação COMIPA. Realizado na Comunidade de São Pedro, Campo Velho.

sábado, 20 de junho de 2015

Início do festejo em honra à São Pedro

Ontem (19), aconteceu o hasteamento da bandeira de São Pedro, dando início ao festejo em honra à São Pedro.








Assistam o vídeo abaixo:



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Leitura do dia: Santos Amando de Bordéus, Isabel da Alemanha, Marina

Evangelho (Mt 6,7-15) " Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje".

Todos os pedidos dessa oração exigem de nós humildade. Parece, porém, que o pedido do pão de cada dia, mais que os outros, mostra nossa pequenez. Dependemos de Deus em tudo, mesmo nas pequenas coisas da vida, nas menores alegrias, em cada respiração. Somos fragilidade total, incerteza completa. Só nos resta entregar-nos confiantes a quem nos ama como nem podemos imaginar.

Oração

Senhor, meu Pai, reconheço que dependo de vós em tudo, absolutamente em tudo. Minha vida, minhas capacidades, tudo em mim é dom contínuo de vossa grande bondade. Aceito o amor que me mostrais, e em retorno só posso dar meu fraco amor. Confio em vossos cuidados, agradeço o carinho que tendes por nós todos. Cuidai sempre de mim e de todos os necessitados e sofredores, Amém.

sábado, 6 de junho de 2015

Leitura do dia: Santos Norberto, Marcelino Champagnat, Paulina

Evagelho (Mc 12,38-44) "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas..."

Mais do que contra as doutrinas dos mestres da Lei, parece que Jesus nos previne contra a vaidade religiosa. Não devemos apegar-nos à beleza de nossas cerimônias, ao dourado dos paramentos. Não é isso que honra a Deus, nem é isso que ajuda a tornar a mais clara e atraente a mensagem do evangelho. Importa que sejamos de fato comunidade de irmãos.

Oração

Senhor nosso Deus, afastai-nos da vaidade religiosa, que se prende às exterioridades. Ajudai-nos a pôr em vós nossa Igreja fraterna, alegre e simples, pronta para o serviço e a colaboração. Não permitais que queiramos ser mais considerados que vosso Filho Jesus, nem ter mais sucesso do que Ele. Amém.

Corpus Christi

Na hóstia consagrada está presente o próprio Cristo, em corpo, sangue, alma e divindade.


A festa de Corpus Christi originou-se a partir das visões da Ir. Juliana de Mont Cornillon, agostiniana, nascida em Liége, na Bélgica, em 1193. Com apenas 17 anos de idade começou a ter visões, nas quais Jesus pedia uma festa anual para agradecer o Sacramento da Eucaristia. Em 1231, aos 38 anos, Ir. Juliana confidenciou esse segredo ao Cônego Tiago Pantaleão. Em 1261 ele foi eleito Papa e adotou o nome de Urbano IV. Antes de sua morte, escreveu a Bula Tansiturus, em 1264, instituindo a Festa Corpus Christi, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. A quinta-feira foi escolhida porque a Eucaristia foi celebrada por Jesus neste dia, na véspera da sua Paixão, na sexta-feira.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão devido à sua morte, mas algumas igrejas adotaram a festa, como a diocese de Colônia, na Alemanha. Porém, Corpus Christi tornou-se uma festa universal 50 anos depois, quando o Papa Clemente confirmou a bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Antes de tudo isso acontecer, no século XI, surgiram questionamentos sobre a presença real de Cristo na hóstia consagrada e o povo cristão reagiu intensificando as formas de devoção e adoração. As devoções eram centralizadas nas relíquias dos santos e, para atrair a devoção para a pessoa de Jesus, a Igreja favoreceu-se desta festa. Assim, os ostensórios com a hóstia consagrada como uma "relíquia" de Jesus, substituíram os relicários e foram apresentadas ao povo para adoração.

A Bíblia não apresenta a Eucaristia como um mero "símbolo" do corpo de Cristo. Na hóstia consagrada está presente o próprio Cristo, em corpo, sangue, alma e divindade.

Olhar para Jesus no Sacramento do Altar nos dá a consciência de que somos amados por Deus e passamos a reconhecer os sinais desse amor em nossa vida.