Início

Curta nossa Página no facebook

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Nossa Senhora do Carmo

                                              

Muitos nomes, muitos títulos, muitas imagens e quadros diferentes, muitas medalhas e muitas devoções para uma só mulher: Maria de Nazaré, a Virgem Mãe de Jesus Cristo, nosso Salvador e Mestre.
Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Carmo, Rainha da Paz, Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da medalha milagrosa e centenas de outros títulos e nomes dados à Virgem Maria, filha predileta do Pai, mãe carinhosa do Filho, esposa mística e fecundada do Espírito Santo, mãe da Igreja, nossa dileta mãe celeste, e rainha de nossos corações.
Trazemos ao caro leitor, considerações e louvores à Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo.

Significado Espiritual do Escapulário:
É de suprema importância compreender o significado espiritual do escapulário. Não pode ser visto ou usado como um amuleto que produza efeitos mágicos. Nosso Deus não é um mago. Nem Nossa Senhora do Carmo é uma pitonisa. Simão Stock é um exemplo para os devotos de nossa senhora do Carmo.
O essencial dessa espiritualidade do escapulário é uma profunda, esclarecida e perseverante devoção a nossa Senhora, mãe de Jesus. A devoção à Virgem Mãe do Carmelo deve estar assim fundamentada:
Sobre uma fé consciente e profunda na pessoa de Jesus Cristo;
Sobre uma aceitação feliz e agradecida dos ensinamentos do Divino Mestre;
Sobre o viver uma vida cristã autêntica e com empenho de perfeição sempre maior;
Sobre uma participação ativa na comunidade da Igreja;
Sobre um cultivo constante do amor a Maria, por meio de atos de piedade mariana;
Sobre um amor generoso para com todos os irmãos de caminhada.
O escapulário usado com piedade é um meio de manter constantemente uma lembrança carinhosa de nossa Senhora, quer sob o título de Nossa Senhora do Carmo ou sob outro título apreciado pelo devoto. Essa lembrança constante provocada pelo escapulário deve elevar, muitas vezes, o coração do devoto, até a Virgem Maria, que está no Céu, quer homenageando-a com gestos de amor, com orações de louvor e gratidão, com preces fervorosas, ou com clamores de filhos necessitados de socorro.
Essa amizade  com Nossa Senhora, cultivada carinhosa e criativamente por um devoto, crescerá progressivamente e conduzirá esse filho mariano a querer viver uma vida cristã sempre mais exemplar.

Nossa Senhora do Carmo,
      rogai por nós!