Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 30 de março de 2013

Fotos da Via Sacra de Chapadinha-MA

Aconteceu hoje à tarde pelas principais ruas de Chapadinha, a Via Sacra encenando a passagem de Jesus Cristo a morte. Muitos Fiéis acompanhou a Via Sacra, em alguns momentos debaixo de muita chuva. A Via Sacra é composta por jovens de grupos da Igreja.

A Via Sacra relembra os últimos momentos de Jesus Cristo na Terra. É o Trajeto seguindo por Jesus carregando a Cruz. A Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o mente Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Veja mais fotos clicando aqui.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa


Sexta-feira Santa - Neste dia não há missa. A igreja contempla o mistério do amor de Deus pelos homens. Recolhemo-nos no silêncio, na oração e escuta da Palavra de Deus, procurando entender o significado da morte do Senhor. Às três da tarde acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus: proclamação da Palavra, oração universal, Eucaristia e adoração da Cruz: "Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. - Vinde adoremos".
Neste dia a Igreja pede o jejum e a abstinência de carne, em gratidão a Cristo, para vivermos mais intensamente esse mistério e como gesto de solidariedade aos irmãos carentes. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa


Quinta-feira Santa - Celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. De manhã há a Missa do Crisma, com a bênção dos santos óleos usados nos sacramentos. À noite, a Missa recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. É realizada a cerimônia do Lava-pés, em recordação do gesto de Cristo lavando os pés dos apóstolos. Para o cristão, é um sinal de humildade e serviço. Também recordamos o mandamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei". Jesus, Mestre e Senhor, faz o serviço do escravo: "Vocês entenderam o que eu fiz? Então, façam o mesmo".

quarta-feira, 27 de março de 2013

Semana Santa


Hoje, a Semana Santa começa no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa. É a semana mais importante do Ano Litúrgico, quando a Igreja celebra os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. As pessoas estendiam mantos pelo chão, aclamando-o com ramos. Por isso, hoje, os fiéis carregam ramos, recordando esse acontecimento.
Segunda, Terça e Quarta - A Liturgia apresenta textos bíblicos enfocando a missão redentora de Jesus e se realizam procissões, vias-sacras e confissões, em preparação ao Tríduo.
Tríduo Pascal - É o ponto alto da Semana Santa. Começa na missa vespertina da Quinta-feira Santa e termina na Vigília Pascal do Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o Mistério Pascal. Por isso, não se dá a bênção final nas celebrações da quinta e da sexta-feira; ela só será dada no final da Vigília Pascal.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fotos da Missa de Acis da Legião de Maria




Aconteceu hoje (25) de Março, uma Missa de Acis da Legião de Maria, que serve para a consagração dos Legionários a Nossa Senhora.

A fórmula da consagração: “Eu sou todo Vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho Vos pertence”. A Acis é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Propósitos para viver uma Quaresma plena:




  • Silêncio: Procure imitar o silêncio de Maria Santíssima. Se for falar mal de alguém, pare, pense e reze por esta pessoa ao invés de maldizê-la.
  • Oração Pessoal: Reserve um tempo do seu dia para sua oração pessoal. Leia e medite a Palavra de Deus para colocá-la em prática. Se for possível, prepare em sua casa um pequeno altar. Coloque um crucifixo, uma vela e, nesse ambiente, você poderá ter o seu encontro íntimo com Deus.
  • Via-Sacra: Reserve um dia de semana para meditar as estações da Via-Sacra, de preferência na sexta-feira.
  • Obras de misericórdia: Deus, em sua infinita misericórdia, nos deu seu filho único Jesus Cristo e o que Ele nos pede é que tenhamos um coração misericordioso: faça uma visita a um doente, um idoso, um órfão, ajude uma família necessitada doando uma cesta básica, roupas etc. Faça algo de bom por alguém.
  • Perdão: Quaresma é também tempo de reconciliação. Se você precisar dar ou receber o perdão, peça a Deus a graça dar o primeiro passo nesse sentido.
  • Confissão: Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus. Eu recomendo, incentivo e exorto você a buscar o perdão misericordioso de Deus. Você sentirá a diferença em sua vida, porque essa diferença é a graça e a bênção que vem junto com este perdão. O importante é tomar consciência de tudo o que o Senhor deseja realizar em sua vida e se esforçar para não deixar a graça passar.



quinta-feira, 14 de março de 2013

Argentino Jorge Mário Bergoglio é o novo papa

A fumaça branca sinalizou, às 15h06 (horário de Brasília), o fim do conclave e a escolha do sucessor do papa emérito Bento XVI, na tarde desta quarta-feira (13). O argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, foi escolhido como novo papa. Ele escolheu o nome de Francisco para ser designado durante o seu pontificado.

Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo papa recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais.
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.
Bergoglio deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.
Fiéis, religiosos, turistas e curiosos acompanharam atentamente a escolha do papa . Nem mesmo a chuva e o frio, de 8 graus Celsius, impediram as pessoas de aguardarem ao ar livre o anúncio do nome do papa.

O responsável pelo anúncio do escolhido foi o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, de 69 anos. A escolha de um francês para proferir a frase atende à exigência de essa ser uma atribuição do primeiro cardeal da ordem dos diáconos, da qual Tauran faz parte desde fevereiro de 2011. Em 2005, a eleição do papa emérito Bento XVI foi anunciada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez.
A fumaça
A fumaça, vista na Praça São Pedro, é feita por meio químico. São adicionados cinco elementos químicos diferentes para dar a coloração escura – que indica a inexistência de consenso – e a branca, quando o papa é eleito.
O sistema utilizado para a queima dos votos dos cardeais é feito por meio de duas estufas, uma delas bem moderna.

Com informações da Agência Brasil.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Fotos da Via Sacra da Comunidade de São Pedro


Aconteceu hoje (08) de março, uma Via Sagra da campanha da Fraternidade pelo Bairro Campo Velho, que aconteceu na ruas Genésio Lopes, Antonio Sergio de Oliveira, Rua João de Deus e Rua 7 de Setembro.

Feliz Dia da Mulher


Você que busca no dia a dia sua independência, sua liberdade, sua identidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser a companheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus próprios direitos e também por um mundo mais justo e por uma sociedade sem violências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles que a chamam de pejorativamente, de feminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade de gerar outro ser, temos também o dever de gerar alternativas para que a nossa Ação criadora, realmente ajude outras mulheres a conquistarem a liberdade de Ser... Mulher

segunda-feira, 4 de março de 2013

Parabéns ao Padre Casimiro!




Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito , porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas
aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você neste dia tão grandioso.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Fotos da Via Sacra da Comunidade de São Pedro



Foi realizada hoje (01), uma Via Sacra da campanha da Fraternidade pelo Bairro Campo Velho, que aconteceu nas ruas Francisco Ribeiro de Aguiar, Durval Lopes e Rua 07 de Setembro.