Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fotos! Retiro Espiritual da Legião de Maria


Aconteceu hoje (23) na capela de São Pedro o Retiro Espiritual dos Legionários do Comitium Nossa Senhora do Rosário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Chapadinha-MA. Com o Tema: “Pela Fé, Maria é a Filha predileta do Pai”. (Lc 1, 26-38)


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Quaresma tempo de grandes graças


A Quaresma é um tempo riquíssimo em que o Pai derrama grandes graças sobre aqueles que procuram vivê-la em profundidade.
O Tempo da Quaresma originou-se daqueles quarenta dias que Jesus passou no deserto em jejum e oração, antes de começar sua vida pública com força total. E ela tem o mesmo sentido para nós hoje. É um tempo de oração, de jejuns, de esforços que nos levam para Deus. Para quê? Para sermos cristãos mais fervorosos, libertos e cheios do Espírito Santo.
A Quaresma é um tempo de conversão. Converter-se é dar uma guinada, mudando a ordem das nossas prioridades. É colocar Jesus em primeiro lugar em nossa vida, em nossos pensamentos e em nossas atitudes. Se vivermos bem a Quaresma, ressuscitaremos com Cristo na Páscoa e seremos "outros Cristos" neste mundo.
Mesmo que já tenhamos uma vida correta, de oração, de caminhada com jesus, de busca da santidade, sempre existe um ponto ou outro em nós que precisa de conversão.
Por essa razão, encaremos essa Quaresma como um convite que o Pai faz a cada um de nós. Ele nos convida a refletirmos sobre nossa vida e nossa conduta, para abraçarmos sua Vontade e seu plano de amor a nosso respeito.
Vamos da "passos na fé"? Um passo muito importante na Quaresma é buscar o Sacramento da Confissão. É o Segundo mandamento da Igreja e está implícito no terceiro. Trata-se de um sacramento que abres as portas do nosso coração para as grandes bênçãos que o Pai quer nos dar.
E, essa reflexão foi feito para ajudar a se preparar para uma boa Confissão. Leis e procure colocá-lo em prática para que esse tempo de conversão produza frutos para a sua salvação. Deus abençoe!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora de Lourdes


Em 1858, começando no dia 11/02, e depois em dias sucessivos (num total de 18 aparições), a Virgem Maria manifestou-se a uma humilde menina francesa (Santa Bernadete Soubirous) na localidade de Lourdes (França). Nestas aparições, Maria pediu que se rezasse pelos pecadores e solicitou penitência por elas. Isso revela a solicitude materna de Nossa Senhora pela Salvação de todos, particularmente dos mais afastados de Deus. Maria é mãe e não quer que nenhum dos seus filhos se percam, por isto, orienta´nos para o Salvador, como fez em Caná da Galiléia, dizendo: ''...: 'Fazei tudo o que Ele vos disser!'" (Jo 2,5). E, Jesus nos diz: "Convertei-vos e crede no Evangelho". A Mãe nunca afasta do Filho, mas sempre nos conduz a Ele.
2. "Eu sou a Imaculada Conceição". Assim se apresentou Nossa Senhora a Santa Bernadete na aparição de 25/03/1854, o Santo Padre, o Bem-aventurado Pio IX, havia definido o dogma da Imaculada Conceição, proclamando solenemente que a Mãe de Jesus tinha sido concebida sem pecado original. Nas aparições de Lourdes, Nossa Senhora mesma confirmou esta definição dogmática.
Maria é a toda santa, toda pura, toda bela, a Imaculada, que ajuda os seus filhos pecadores a deixarem o pecado e a trilharem com perseverança o caminho da santidade.
3. A pedido de Nossa Senhora construiu-se uma igreja no local das aparições e começaram as procissões àquele lugar abençoado. Hoje, mais de cinco milhões de peregrinos chegam a Lourdes anualmente. Muitos milagres têm acontecido. O Coração Imaculado da Mãe a todos acolhe e abençoa. Amemos Nossa Senhora e sejamos-lhe muito devotos. Ela nos ajudará a amarmos a Jesus e cumprimos a Sua Vontade.
4. "A festa do dia 11 de Fevereiro faz-nos voltar com o pensamento à gruta de Massabielle, nos altos Pireneus franceses, onde em 1858 Nossa Senhora se Manifestou dezoito vezes a Santa Bernadete Soubirous. Daquela gruta, que se tornou um lugar de oração e de esperança para numerosos peregrinos provenientes de todas as regiões do mundo, a Imaculada continua a exortar à oração, à penitência e à conversão. É a própria mensagem de Cristo: 'Convertei-vos e acreditai no Evangelho' (Mc 1,15), que nós é oferecida pela liturgia da Quaresma, há pouco iniciada.
Acolhamo-la com adesão humilde e dócil! A peregrinação até aos pés da Virgem, realizada pelos doentes e pelas pessoas que sofres, constitui uma exortação incessante a confiar em Cristo e na sua Mãe celestial, que jamais abandonam quantos acorrem a eles nos momentos de sofrimento e de provação".

NOSSA SENHORA DE LOURDES, ROGAI POR NÓS!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aquela que em virtude da fé concebeu


Porque Jesus disse à sua Mãe, apontando para os discípulos com a mão: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã, mãe (Mt 12,50). A Virgem Maria, que acreditou em virtude da fé, concebeu em virtude da fé, foi escolhido como aquela da qual devia vir a salvação da humanidade, foi criada por Cristo, antes que Cristo fosse nela criado.
Maria fez a vontade do Pai, isso conta mais para ela ter sido discípula de Cristo, do que ter sido mãe de Cristo. Maria é bem-aventurada porque, antes de dar à luz o Mestre, o carregou no seio.
Enquanto Jesus passava, certa mulher levantou a voz no meio da multidão e disse-lhe: Feliz as estranhas que te trouxeram e os seio que te amamentaram. Feliz o seio que te trouxe! (Lc 12,27). E para que a felicidade não fosse procurada na carne, Jesus respondeu. Felizes, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a observam (Lc 12,28). Mesmo por isso, Maria é bem-aventurada, porque ouviu a Palavra de se harmonizam na vital referência ao seu Filho. Ela nos dá Jesus com toda a sua intrepidez interior. Se Cristo é a Palavra encarnada, a vocação de Maria é a de ser a Portadora da Palavra: vive só para dar Cristo ao mundo. Pertence a Cristo e existe para Ele, em uma medida insondável. Maria é a mulher que creu e por isso concebeu. Ela é a Mãe do Redentor, socorre e exorta seu povo, busca levantar-se como Virgem, deixando nascer o Criador da criatura.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fotos do primeiro retiro das Santas Missões Populares



Ocorreu neste final de semana em Brejo-MA o primeiro retiro das Santas Missões Populares. Cristãos de várias Paróquias da Diocese estiveram presentes.



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora da Luz

                                         

A devoção à N. Sra. da Luz (Candeias ou Candelária) tem sua origem na festa da Apresentação do Menino Jesus no Temploe purificação de Nossa Senhora. Essa festa é celebrada 40 dias depois do Natal, no dia 02 de fevereiro, porque, de acordo com a Lei mosaica, as mulheres grávidas, após darem a luz, deveriam esperar 40 dias para, então, se apresentar diante do sumo-sacerdote, oferendo um sacrifício (um cordeiro, duas pombas ou duas rolas). José e Maria foram ao Templo e cumpriram essa lei. Na ocasião, Maria escutou de Simeão a Profecia de que Jesus seria a Luz dos povos.
Sabe-se também que, em Portugal, no período em que esse reino empenhava-se na realização das viagens marítimas e conquista da África, um acontecimento reforçou essa devoção. O protagonista chamava-se Pero Martins, natural de Carnide, perto de Lisboa. Ele participou das viagens à África em busca de aventuras e riquezas, mas, por volta de 1459, foi preso por piratas árabes. Sua liberdade só seria restituída com o pagamento de um resgate. Como ninguém se interessou em pagar, o homem foi abandonado na prisão, sofrendo humilhação e crueldade. Depois de quatro anos, Pero recorreu à Nossa Senhora, pedindo que o libertasse.
Por aproximadamente 30 dias, Nossa Senhora lhe apareceu em sonho, cercada de extraordinária luz e lhe disse: "Filho, consola-te. Eu te livrarei do cativeiro. E quando estiveres livre, ainda que sejas pobre, não deixarás de fazer o que agora lhe digo. Irás a Carnide, e fazer-me-ás, sobre a fonte do Machado, uma ermida que terá a inscrição de: 'Santa Maria da Luz'. Neste lugar, meu nome há de ser glorificado e honrado com muitas maravilhas e milagres que nele serão feitos por minha intercessão a muitas pessoas devotas. Quando chegares a Carnide, acharás a minha luz sobre a fonte. Aí acharás uma bela imagem e nela mostrarei quem sou".
Nesta Quaresma invoquemos também Nossa Senhora da Luz para que ela nos liberte da prisão de nossos pecados e vícios.     Salve Maria!