Início

Curta nossa Página no facebook

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Devoção a Maria, Mãe de Deus


Entre os santos de Deus está em primeiro lugar Maria, a mãe de Jesus (Mateus 2,1; Marcos 3,32; Lucas 2,48; João 19,25). É, portanto, com a Bíblia na mão que louvamos Maria chamando-a de bem-aventurada. Nós cristãos católicos veneramos Maria porque Deus a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus, nosso único redentor e salvador. O culto a Maria está fundado na Palavra de Deus, que afirma:"Isabel cheia do Espírito Santo exclamou: bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre... Bem-aventurada aquela que acreditou porque vai acontecer o que acreditou por que vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu" (Lucas 1,41-42;45). Se o Espírito Santo inspira Isabel para reconhecer Maria como Bem-aventurada, recusar fazer-lo não seria contradizer a inspiração do Espírito de Deus?
Maria recebeu de Deus a plenitude da graça e por esta razão é saudade pelo Anjo como "cheia de graça" (Lucas 1,28).
Maria não é o centro da fé, o centro é Jesus. Porém Maria faz parte do centro da fé porque faz parte de forma única da vida de Jesus. Mãe e Filho estão ligados no plano de Deus e não podem ser separados, não se pode reconhecer o Filho e não reconhecer a Mãe. Aceitemos a vontade de Deus, aceitemos o presente que Ele nos dá: MARIA.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Fé e vida


Mas não é suficiente professar, pessoal e coletivamente a fé; é fundamental que a pessoa expresse coerência entre sua vida (pessoal e pública) e a fé que professa. Na verdade, segundo o Papa Paulo VI, a separação entre fé e vida. fé e cultura, é um dos maiores dramas do cristianismo. Além de revelar que a pessoa realmente não é convertida, esta incoerência atesta graves falhas no processo de evangelização, de catequese e de pastoral da Igreja, a começar pela família. O documento de Aparecida convoca s todos os católicos para um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e para um processo de conversão. Não há como ser cristão no mundo contemporâneo sem uma forte convicção pessoal de fé e de moral. E para isso a inserção na comunidade eclesial, a vida de oração e o compromisso concreto com a construção do Reino de Deus dão excelente suporte e alimentação.
Que ao fazermos nossa Profissão de fé, rezando o "Creio em Deus Pai", avaliemos, ao mesmo tempo, a nossa coerência diária com o Senhor. Amém.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Professar a fé


Todas as pessoas que crêem em Deus, Pai e Filho e Espírito Santo expressam publicamente esta fé. Os cristãos, deste o primeiro século, sintetizaram o essencial do que crêem em um importante texto denominado Credo (Creio). Na celebração eucarística, esta profissão de fé é feita comunitariamente depois da proclamação e meditação da Palavra de Deus. De pé os fiéis declaram, confessam e professam na Santíssima Trindade e nas verdades reveladas ao longo da história da salvação e ensinadas pela Igreja. Esta profissão coletiva, além de ser uma declaração pessoal de fé, é uma afirmação solene de que todos os seguidores de Jesus estão unidos pela mesma crença num só Deus, o Deus que lhes foi revelado por Jesus e fielmente transmitido pela Igreja.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Fotos! Missa de enviou de Rosenildo ao Seminário


Aconteceu hoje pela manhã na comunidade de São Pedro, bairro campo velho, uma missa solene celebrada pelo Padre Tarcísio de São Luis para comemorar a despedida de um grande amigo Rosenildo, ele que já foi catequista e celebrante da Palavra de Deus

Ele está de viagem para São Luis onde vai estudar teologia para ser Padre do Sagrado Coração de Jesus.


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Sinal da Cruz

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


O sinal da Cruz é um gesto piedoso ensinado pela Igreja. Existem duas formas de fazê-lo:
1. Benzer-se: com a mão direita, levanto-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, dizendo: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém".
2. Persignar-se: fazer o sinal tês vezes, com o polegar direito, na TESTA, na BOCA e no PEITO, dizendo:
A cruz na testa nos livrados maus pensamentos, tornando-os bons, puros e nobres. A cruz na boca nos livra das palavras más, da gula e nos preserva da mentira. A cruz no peito das obras más e nos dá um coração regido pelo amor.
A história do Sinal da Cruz nos leva a Tertuliano (220 d.C.), autor cristão, que escreveu: "Ao caminhar, ao sair ou entrar, ao nos vestir, nos lavar, ao iniciar as refeições, ao deitar... em todas as ocasiões, persignamo-nos com o sinal da Cruz".
Ao traçar o sinal da cruz declaramos que acreditamos no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. E, ao dizer "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", declaramos nossa fé na Santíssima Trindade. É uma profissão de fé, uma síntese do mistério da vida cristã. Por isso, deve ser feito com consciência, fé e amor.
O sinal da cruz é feito no início e no final das orações. É com esse sinal que o sacerdote ou o bispo abençoa o povo e os objetos.
No século III, o teólogo Hipólito de Roma ensinava: "Na tentação faça o sinal da Paixão, conhecido e provado contra o demônio. Persignando-nos afastamos tudo quanto tenta nos destruir".
A cruz refere-se à morte e ressurreição de Jesus, é o sinal da Sua vitória sobre a morte. Fazer o sinal da cruz mostra nossa disposição para mudança, nossa decisão de professar a verdadeira fé e abraçar a cruz para sermos discípulos de Jesus Cristo.

domingo, 13 de janeiro de 2013

O Batismo de Jesus


O Batismo de Jesus foi realizado por nossa causa, para um imenso bem para todos nós. Jesus, na Encarnação, assumiu a nossa natureza humana ferida pelo pecado. Ele veio "para tirar o pecado do mundo", e também o pecado de cada ser humano que nele crê.  Ao descer às águas, no seu batismo, Jesus "levou" a nossa natureza pecadora para "lavá-la", perdoá-la e santificá-la, a fim de que todos os que fossem batizados pelo Batismo-sacramento, pelos séculos afora, recebessem o perdão dos pecados, bem como uma vida nova, a amizade do Deus-Trindade e a fraternidade humana.
Em vez de Jesus "ser lavado" pelas águas do Jordão, ao entrar nelas, Ele as santificou para todos os tempos, a fim de que, no Batismo-sacramento, elas tivessem o poder de realizar as maravilhas espirituais que ocorrem por meio desse sacramento. Quais as maravilhas? O batizado recebe o Espírito Santo, o qual torna presentes consigo, o Pai criador e o Filho salvador. Dessa forma o batizado se torna templo vivo da Trindade. Mais é adotado pelo Pai celeste como filho, torna-se irmão de Jesus e amigo do Espirito Santo. Torna-se membro da família de Deus, a Igreja, e por isso recebe todos os batizados como seus irmãos. Por ser adotado como filho pelo Pai, passa a ter direito à herança de todos os tesouros do Pai, Principalmente a vida eterna.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Eu te perdoo!


É necessário praticarmos o exercício do perdão diariamente, "perdoar setenta vezes sete" (Mt. 18,22). Isso não significa que temos que fazer cálculos das vezes que somos ofendidos. Se fizermos um esforço permanente e consciente, permitindo que o Amor de Deus aconteça através de nós, para quem nos ofende, é ai que percebemos a influencia benéfica na situação da falta de perdão.
A decisão de perdoar derruba obstáculos que impedem a ação de Deus em nossa vida e nossas preces são atendidas. É importante lembrar que o ato de perdoar é pessoal e deve ser feito de livre espontânea vontade, para que seja verdadeiro. Quando perdoamos verdadeiramente esquecemos completamente a ofensa que nos foi feita e a harmonia do convívio mutuo é renovada.
Estamos iniciando mais um ano. Peçamos a Deus o dom de perdoar a todos que ofendemos e nossos ofensores.
Que assim seja.
Amém!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ouro, Incenso e Mirra


É muito interessante a figura dos Reis Magos que visitaram Jesus, em Belém. Segundo os estudiosos, eles representam todos os reis da terra, que se curvam diante do Rei dos reis. Eles podem representar, também, cada um de nós, oferecendo de presente a Jesus o que temos de mais valioso em nossa vida.
Belchior, Gaspar e Baltazar deram de presente a Jesus, ouro, incenso e mirra. Ouro simboliza a realeza, o incenso simboliza a divindade, e a mirra simboliza a humanidade de Jesus. Eles viajaram dias, talvez meses, com grande sacrifício, seguindo a estrela, pois sabiam, pelos estudos e profecias, que nasceria um rei, diferente de todos os reis da terra. E chegaram até Jesus, em Belém, onde O adoraram.
Nossa vida também deve ser assim: uma viagem até o coração de Jesus, para entregar-lhe nosso maior presente, o que temos de mais valioso nesse mundo: a nossa vida, com toda a nossa história, com todas as nossas conquistas, com toda a nossa luta. O que seria o ouro para você? E o que pode reapresentar o incenso e a mirra em sua vida, para você ofertar a Jesus?
Não sabemos muita coisa sobre os Reis Magos, mas sabemos sobre nós, nossos talentos, nossas qualidades, nossa espiritualidade. Sabemos, também, de nossas fraquezas, limitações e pecados. Assim, precisamos nos reconhecer pecadores e, ao mesmo tempo, filhos amados de Deus, herdeiros do Reino dos Céus.
Eu imagino que a vida dos Reis Magos mudou radicalmente depois do encontro com Jesus, Maria e José. E Jesus, ainda que fosse apenas um bebê recém-nascido (mas já sendo Deus), aceitou carinhosamente a oferta dos três.
Esse gesto de entregar o que lhes era mais valioso abriu seus corações ao verdadeiro amor e suas vidas foram transformadas. Para Deus não importava mais o passado, mas o que eles viveriam dali para frente.
E conosco acontece o mesmo. Como está a sua vida até este momento? O que você vai oferecer a Jesus? Que tipo de ouro, de incenso e de mirra você quer e precisa oferecer a Jesus? Entregue não só seus bens mais valiosos, mas também suas dores e sofrimentos, para que Ele faça um milagre em conta do seu "ouro", ou seja, da sua vida, da de seus familiares, de seus bens materiais, de toda a sus riqueza ou pobreza. Deixe Jesus nascer, hoje e agora, em seu coração! Peça a Ele! Tenho certeza de que a sua vida, como a dos Reis Magos, não será mais a mesma. Coragem! Tenha fé!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Abençoar os filhos


A bênção tem um poder, um caráter sobrenatural. Caro leitor, você que é pai ou mãe, faça um esforço de ler a bênção de Isaac a Jacó em Gn 27, 26-40 e Gn 28, 1. 3-4 em seu mistério, compreendido em Heb 11, 20. Veja a bênção profética em Gn 49, 1ss., dada por Jacó a seus doze filhos.
Se os pais reconhecessem o poder da bênção e abençoassem freqüentemente seus filhos, traçando sobre eles o sinal da Cruz, e fizessem este gesto, quebrando e anulando qualquer maldição, certamente estes filhos, caso tivessem se extraviado, voltariam para o Caminho da Vida.
Nestes dias de rebelião contra toda autoridade, quero deixar aqui aos filhos, os sábios conselhos da Palavra de Deus: "Guarda, filho meu, os preceitos de teu pai, não desprezes o ensinamento de tua mãe. Traze-os constantemente ligados ao teu coração e presos ao teu pescoço. Servir-te-ão de guia ao caminhares, de guarda ao dormires e falarão contigo ao despertares. Porque o preceito (pai) é uma tocha, o ensinamento (mãe) uma luz, a correção e a disciplina são o caminho da vida" (Pv 6, 20-23).
Para os pais apenas estas poucas palavras: "Uma respostas branda aplaca o furor, uma palavra dura ex-cita a cólera" Pv 15, 1.
Pais, abençoem seus filhos. Filhos, peçam a bênção a seus pais. Vocês sentirão a diferença em seus lares e em suas famílias. 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

2013, com Jesus!


"Senhor Jesus, no início de mais um ano, queremos agradecer pelo dom maravilhoso de nossas vidas.
Agradecemos por tudo o que nos aconteceu no ano passado: as alegrias,as tristezas, as conquistas e as derrotas. Agradecemos pelos projetos alcançados e pelos que ainda não conseguimos realizar.
Pedimos que o Teu Espírito Santo nos ilumine para que possamos, com muita fé, crendo que o Senhor estava sempre junto conosco, fazer uma retrospectiva de tudo o que vivemos neste último ano.
Derrama sobre nós e sobre nossas famílias as Suas bênçãos. Derrama sobre o Seu povo, neste ano, o Seu amor, Jesus. Derrama a Sua paz sobre este nosso mundo tão cheio de ódio, de injustiças e desamor.
Jesus, Luz do mundo, ensina-nos a sermos luz para nossos irmãos e irmãs. Dá-nos a graça de sermos coerentes com a fé que professamos. Que nossas vidas, nossas atitudes e nossos gestos sejam de amor e de misericórdia. Queremos começar este ano com o Senhor!
Jesus, não deixe que nos esqueçamos nem por um minuto do Seu mandamento Maior: 'Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei', porque somente assim teremos um feliz ano novo".