Início

Curta nossa Página no facebook

sábado, 29 de setembro de 2012

História de São Miguel Arcanjo



Miguel significa "Quem como Deus?", pois foi ele que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. Os livros sagrados o apresentam como um dos mais eminentes espíritos celestiais. O profeta Daniel dá a São Miguel o título de Príncipe dos Anjos e a Igreja enumera-o entre os Arcanjos. São Miguel é um espírito guerreiro, arauto de Deus e príncipe dos exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta com armadura brilhante, com lança e espada, vencendo o dragão infernal, fazendo-o sentir seu poder e arremessa-o às profundezas do inferno.
Numerosas são as suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No "Confiteor" (oração do rito penitencial) o sacerdote invoca a intercessão de São Miguel junto de Deus. Sobre o incenso, na Missa solene é invocado seu nome. Após a consagração o sacerdote pede que São Miguel leve o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a Missa, em uma oração especial o povo pede a São Miguel que o defenda no combate, cubra-o com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio e precipite ao inferno os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. São Miguel é ainda o patrono dos agonizantes e o guia das almas dos defuntos para o céu.
Na história da Igreja são mencionadas duas aparições de São Miguel: uma ao Papa Gelásio I (492-496), no monte Gargano, na Itália. A festa dedicada a ele é a comemoração deste fato, e da consagração da Igreja de São Miguel nesse local. Na outra, ele aparece ao Papa São Gregório, o Grande (590-604), quando grassava uma peste em Roma. Na aparição, epidemia que parou de fazer vítimas.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo
defendei-nos no combate,
sede nosso refúgio contra a maldade
e as ciladas do demônio!
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos e vós, príncipe
da milícia celestes, pelo poder divino, precipitai no inferno
a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo
mundo para perder as almas. Amém.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

JESUS está presente...


Uma coisa é certa: Jesus está presente em todos o momentos de nossa vida, quer queiramos ou não! Ele está presente nos momentos de alegrias e de tristezas.
Mas, na maioria das vezes nós não damos importância a esta Presença Divina. Somos muito auto-suficientes e achamos que podemos enfrentar tudo sozinhos. Não agradecemos as alegrias e muito menos, temos a humildade de nos entregarmos de verdade de nos entregarmos de verdade a Ele nas tristezas.
Mais simples de sentir a Presença de Jesus é colocar-me aos Seus pés diante do Sacrário.

"Reservar um momento em nosso dia para
estar com Jesus. É muito importante!"

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A santidade consiste no amor a Deus

                            

Para muitos, a santidade é coisa muito complicada e exigiria muitos fatores e muitas práticas. É uma visão inteiramente errada que limitaria necessariamente o acesso à santidade a alguns privilegiados. Ora, sabemos que todos somos chamados à santidade, como nos lembra o Concílio Vaticano II, que dedica todo o capítulo V da Constituição dogmática Lumen Gentium à "Vocação universal à santidade" (Cf LG 39-42). E ensina: "O Senhor Jesus, Mestre e Modelo divino de toda perfeição, a todos e a cada um dos discípulos, de qualquer condição, pregou a santidade de vida" (LG 40). E logo depois: "Todos os fiéis cristãos são convidados e obrigados a procurar a santidade e a perfeição do próprio estado" (LG 42,5).