Início

Curta nossa Página no facebook

terça-feira, 31 de maio de 2011

Fotos do enceramento da caminhada do mês de maio da comunidada de São Pedro



 




A imagem visitou às Famílias da comunidade.
Maio, mês que toca nosso coração e por vários motivos: é o mês em que celebramos o Dia das Mães, e entre todas elas, aquela que é a mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria a quem amamos e reverenciamos em todo o Brasil.
Maio é também o mês de Maria, e desde o início da evangelização do Brasil, Nossa Senhora teve e tm uma grande presença na formação e na vivência cristã do nosso povo.

domingo, 29 de maio de 2011

A grandeza de Maria

A grandeza de Maria não consiste apenas em ser a Mãe de Jesus, mas no nascimento dela mesma como "filha" - mulher nova - ao se fazer primeira discípula missionária de Jesus. Maria lhe ensinou a chamar Deus de "Senhor da História", o "Deus Libertador", e Jesus ensinou Maria a chamar Deus, sobretudo de Pai. Mas é difícil imaginar como Maria cresceu na fé, porque estamos acostumados a não ver Maria como uma mulher simples do povo que, como as demais, teve quew aprender de tudo aos poucos e, ainda, descobrir no filho nascido dela, o próprio Filho de Deus, que em nada se diferenciava dso demais seres humanos, exceto por não ter pecado. O seu "sim", difícil no começo, na Anunciação, foi difícil em outros momentos da vida de Jesus, até aquele outro sim radical de quando tudo se revelava perdido e somente lhe restava "ir a Jerusalém" e ali correr o risco de perder a vida por seu filho, condenado à morte (cf MT 16, 21-27), chegando ela mesma até a cruz de Jesus.

sábado, 28 de maio de 2011

Jesus e Maria unidos para sempre

''Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus que é chamado o Cristo'' (Mateus 1,16).
Estas palavras do evangelho São Mateus apresentam-nos Maria como Mãe de Jesus, o Ungido de Deus. Foi ela quem, por obra do Espírito Snto, concebeu e deu à luz o Verbo de Deus humanado, Jesus Cristo, nosso Salvador. Portanto, entre Ela e o seu Filho existe uma profunda e íntima relação. Relação de amor, relação de comunhão, relação que coloca a Mãe em contacto íntimo com o Mistério do Filho.
O Verbo poderia ter aparecido já como homem adulto no meio dos homens, sem necessidade da cooperação de criatura alguma, mas, Ele quis, como todos nós, ter uma Mãe humana, a mais santa das criaturas, pensada e querida por Deus para ser Sua e nossa verdadeira Mãe. No desígnio de Deus, Maria tem um lugar privilegiado e singular na História da Salvação, uma lugar e uma missão que a coloca acima de todas as criaturas angéligas e terrestres.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Maria no proto-evangelho

Maria faz parte do primeiro anúncio da salvação feito por Deus à humanidade pecadora. Cristo é o salvador! Maria é a mãe do salvador! Na luta que a igreja, e, cad cristão deve travar contra o mal, contra o pecado, contra o demônio, Maria é auxíliu poderoso e vitorioso. Certs imagens de Nossa Senhora a representam esmagando com o pé a cabeça de serprnte. Isso nos incita a confiarmos nela, e a invocarmos contra as forças das trevas, na certeza de que nos ajuda a vencermos também. Ela é dominadora dos demônios, e, quer sempre proteger os seus filhos que ainda peregrinam neste mundo, sujeitos a tantos perigos da alma e do corpo. Refugiemo-nos debaixo da proteção de Maria! Ela não nos desemparará!

domingo, 22 de maio de 2011

Maria e suas virtudes

A fé e a adesão total de Maria ao plano de Deus fizeram dela a primeira discípula de Jesus, pois ela foi a primeira a receber a notícia de sua vinda e acreditou, aderiu, confiou totalmente dispondo-se a servir e colaborar com o plano de Deus. Na sua hulmildade ela se abre ao dom que lhe é proposto. Eis aí o grande amor, a caridade exemplar de Maria: amor total a Deus, amor pleno para com a humanidade. dispôsse a assumir a tarefa de ser a mãe do salvador, o que lhe faria sofrer certamente: ''uma espada de dor traspassará seu coração'' (Lc 2,35).
Sendo virgem, ela concebe em seu seio, a palavra, que primeiro concebeu no coração pela fé. Eis aí Maria, repleta todas as graças e virtudes: toda dos irmãos e irmãs pela generosidades sem limites.

sábado, 21 de maio de 2011

Maria

Tudo na vida de Maria gira em torno da pessoa de Jesus Cristo. Ela é, sem nenhuma dúvida, uma pessoa de vida cristocêntrica. Tudo em Maria nos leva ao seu Filho e à salvação. Maria não faz nada por si mesma, porque sabe que todo o poder vem do amor de seu Filho, Jesus, por toda a humanidade. Maria sabe exatamente qual é seu lugar e o seu papel na história da salvação. Mas sabe também que, por ser Jesus o centro de sua existência, ela tudo pode em nosso favor.
Maria é, sim, caminho de salvação. Ela nos aponta e nos guia para o redentor, seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

domingo, 8 de maio de 2011

Maria mãe de Jesus

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

domingo, 1 de maio de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

Mais de um milhão de fiéis e peregrinos acompanharam, na manhã deste domingo, a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, na Praça São Pedro, no Vaticano, segundo informações da polícia de Roma, na Itália. As cancelas que dão acesso à praça foram abertas pela polícia italiana cerca de quatro horas antes do previsto, devido ao grande número de fiéis, que superou a previsão do Vaticano.